A importância do mancal

11/01/2023

Algumas peças são bem desconhecidas para a maioria , mas são essenciais para o bom funcionamento de máquinas que podem ser primordiais para grandes indústrias. Siga com a leitura e entenda mais sobre a importância do mancal.

Falou em mancal, falou em eixos: ele será o responsável por impedir que o eixo de uma máquina, submetido a fadiga e intempéries do tempo, se desgaste e perca em eficiência e diminua sua vida útil.

O mancal é uma peça de transmissão mecânica fixa que suporta cargas do eixo enquanto ele (o eixo) gira. Ele funciona como um fusível, que impede o curto circuito. Com o mancal é mais ou menos isso: quebra ele, mas não quebra o eixo, entendeu?

Esta importante peça suporta cargas dinâmicas, ou seja, peso em movimento. .A escolha do mancal, do material e formato, dependerá desta carga e do atrito gerado com a rotação do eixo, tudo para impedir que o funcionamento se frustre ou que a máquina principal apresente falhas e pare de funcionar com a exatidão necessária à atividade industrial.

 O mancal, além de impedir a fadiga de materiais do eixo a que se encontra acoplado, também impedirá a propagação de trincas e a ressonância, que é o aumento da amplitude do giro do eixo deflagrada por algum desajuste do seu funcionamento.

Entendeu a importância do mancal ? Realmente ele é algo fundamental, mesmo que desconhecido pela maioria…

Gostou desse texto? Continue seguindo nosso blog...

Leia também

O fluxo de solda

O fluxo de solda

Fluxo de solda ou fluxo de soldagem como também pode ser chamado, é um material utilizado no processo de soldagem para...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!