A importância do memorial descritivo e de cálculos na engenharia

28/04/2021

Como em todo ramo da engenharia, também na engenharia industrial são intensamente importantes o memorial descritivo e os cálculos da engenharia. Afinal, só os números são exatos e sem exatidão e precisão nada se constrói.

Então, vamos aprender um pouquinho sobre eles.

Memorial descritivo

É certo que você sempre ouviu falar em memorial descritivo, muito embora não necessariamente saiba do que de fato se trata. Este importante documento descreve o imóvel ou estrutura industrial que será construído mediante um projeto previamente elaborado. Aliás, o memorial é parte integrante (e indispensável) deste projeto. O memorial deve ser minucioso, com a descrição pormenorizada de materiais, dimensões, custos e acabamento da obra, e é considerado legalmente um documento público e, portanto, deve ser exato. Significa dizer que aquilo que estiver previsto no memorial descritivo deverá estar contido na obra descrita no memorial, obrigatoriamente. O memorial descritivo é considerado parte integrante complementar do contrato, segundo a Lei 4.591/64. Desde 1964 é assim!
Com os cálculos se dá da mesma forma, são indispensáveis à qualquer empreendimento de engenharia, inclusive da engenharia industrial. Aliás, o cálculo é o cerne na carreira de qualquer engenheiro, seja de que área for, e desde os bancos de faculdade.
O cálculo engloba conhecimentos gerais de álgebra linear, diferencial e integral, eletromagnetismo e estatística, dentre outras disciplinas e ciências físicas ou “duras”, exatas, como se diz. Esta importante disciplina não está presente somente na engenharia civil, mas também na industrial e em todas as outras. Se é preciso projetar algo que será construído, seja o engenho que for, o cálculo será indispensável.
Na engenharia industrial, sobretudo o cálculo estrutural é indispensável à qualidade do projeto e de sua subsequente execução.  Nele se irão mensurar e preconizar reações, esforços e deformações de estruturas, com ajuste de premissas para buscar prevenir danos às estruturas a serem construídas. Criam-se modelos virtuais e físicos, com secções materiais e combinação de ações previsíveis buscando antever rupturas na resistência de materiais e otimizar a vida útil das estruturas e de sua utilização prática rotineira. Afinal, a análise da estrutura industrial mediante cálculo irá permitir sua resistência às cargas a ela aplicadas, com estabilidade e segurança.

Gostou desse texto?? Entendeu qual a importância do memorial descritivo e de cálculos na engenharia? Continue seguindo nosso blog e adquira mais conhecimento sobre engenharia.

Leia também

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!