A importância do silo nas indústrias em geral

17/11/2021

Você é daqueles que imagina que os silos servem apenas para o agronegócio? Não é bem assim! Acompanhe a leitura e entenda a importância do silo nas indústrias em geral.

Os silos são reservatórios fechados, utilizados para depósito e conservação de cereais, forragem e diversos minerais, inclusive para a indústria e não somente para a agropecuária. Ele pode ser abaixo ou acima do solo e sempre propício para o armazenamento de materiais granulosos, geralmente.  Os silos não tem tampa e por isso são construídos em áreas cobertas, geralmente galpões em plantas de fábricas ou locais de armazenamento da agroindústria – quase sempre construído com alvenaria armada e  com refrigeração interna e auxiliar na conservação dos materiais depositados em seu interior.

Os silos podem variar em sua dimensões e características técnicas, conforme a finalidade a que se destinem e, principalmente, a mercadoria que neles virá a ser guardada. Assim é que eles podem ser de superfície ou tipo  trincheira, cilíndricos, de meia encosta ou cisterna, levando em conta a forma tecnicamente mais adequada para a armazenagem que nele será realizada.

O produto ensilado não irá deteriorar, destine-se ele ao escoamento de produção agrícola ou para o depósito de bens decorrentes da produção mineral ou industrial e desde que respeitadas suas características técnicas de construção e manutenção.

Em geral, os silos são importantes para a indústria porque induzem perda mínimas e facilitam a descarga e o escoamento de itens, e como alguns deles são de grande volume e capacidade, podem servir para depósito de materiais e resíduos decorrentes das linhas de montagem industriais.                

Mas a função primordial do silo não  é o depósito,  mas a proteção das mercadorias nele guardadas das intempéries e do desgaste usual pelo decurso do tempo, o que também acontece quando o silo é empregado na atividade industrial, uma vez que útil não somente para a armazenagem de grãos, mas também no setor alimentar, de biocombustível, rações, dentre outras, porque ali serão guardados os itens decorrentes da produção primária, facilitando-lhes o descarte ou o escoamento.

Gostou desse texto? Conseguiu entender a importância do silo nas indústrias em geral ? Continue seguindo nosso blog

Leia também

Trocadores de calor industriais

Trocadores de calor industriais

Desde a pré história o homem se preocupou em trocar calor, criando dispositivos então rudimentares que permitiam o...

Teste de cargas para geradores

Teste de cargas para geradores

Quando se fala em teste de carga, tenha em mente que pode ser de dois tipos: teste de carga de obra e teste de carga...

Fabricação de calhas

Fabricação de calhas

Pode até soar estranho, mas a fabricação de calhas também é um ramo da usinagem, e envolve caldeiraria leve (as vezes...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe!