A importância do silo nas indústrias em geral

17/11/2021

Você é daqueles que imagina que os silos servem apenas para o agronegócio? Não é bem assim! Acompanhe a leitura e entenda a importância do silo nas indústrias em geral.

Os silos são reservatórios fechados, utilizados para depósito e conservação de cereais, forragem e diversos minerais, inclusive para a indústria e não somente para a agropecuária. Ele pode ser abaixo ou acima do solo e sempre propício para o armazenamento de materiais granulosos, geralmente.  Os silos não tem tampa e por isso são construídos em áreas cobertas, geralmente galpões em plantas de fábricas ou locais de armazenamento da agroindústria – quase sempre construído com alvenaria armada e  com refrigeração interna e auxiliar na conservação dos materiais depositados em seu interior.

Os silos podem variar em sua dimensões e características técnicas, conforme a finalidade a que se destinem e, principalmente, a mercadoria que neles virá a ser guardada. Assim é que eles podem ser de superfície ou tipo  trincheira, cilíndricos, de meia encosta ou cisterna, levando em conta a forma tecnicamente mais adequada para a armazenagem que nele será realizada.

O produto ensilado não irá deteriorar, destine-se ele ao escoamento de produção agrícola ou para o depósito de bens decorrentes da produção mineral ou industrial e desde que respeitadas suas características técnicas de construção e manutenção.

Em geral, os silos são importantes para a indústria porque induzem perda mínimas e facilitam a descarga e o escoamento de itens, e como alguns deles são de grande volume e capacidade, podem servir para depósito de materiais e resíduos decorrentes das linhas de montagem industriais.                

Mas a função primordial do silo não  é o depósito,  mas a proteção das mercadorias nele guardadas das intempéries e do desgaste usual pelo decurso do tempo, o que também acontece quando o silo é empregado na atividade industrial, uma vez que útil não somente para a armazenagem de grãos, mas também no setor alimentar, de biocombustível, rações, dentre outras, porque ali serão guardados os itens decorrentes da produção primária, facilitando-lhes o descarte ou o escoamento.

Gostou desse texto? Conseguiu entender a importância do silo nas indústrias em geral ? Continue seguindo nosso blog

Leia também

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!