O que é a afiação

15/10/2020

A afiação talvez seja o conceito de procedimento de usinagem mais próximo do uso vulgar do termo. Isto porque “afiar” é mesmo “afiar”! Como quando se afiam facas e tesouras, por exemplo. Mas não para por ai!

Confira o que é a afiação na usinagem.

O que é a afiação

A diferença desse termo a como ele é aplicado no cotidiano, é a utilização deste conceito na usinagem industrial, que vai levar em conta procedimentos e formas de afiar conforme o ferramental a ser alvo de revisão ou correção durante este tipo de operação de reparo.

A afiação sempre vai restaurar o corte, seja de superfícies de ferramental monocortante ou policortante, conforme este possua uma ou mais lâminas de corte. A afiação de instrumentos monocortantes, como tornos e plainas, pode ser realizada manualmente, mas o ferramental policortante exige um procedimento automatizado por máquinas, porque irá lidar com a afiação de fresas, cilíndricas, angulares e com dentes postiços.

O processo de afiar será sempre necessária para manter o poder de corte e perfuração de superfícies através de brocas e outras superfícies de corte ou perfuração, permitindo que a sua ação permaneça com inserções simétricas em superfícies sólidas e duras. O ferramental afiado é simplesmente indispensável nas fases de semi-acabamento e acabamento da criação e reparo de estruturas e maquinário industrial.

Continue com a gente: aqui no blog você aprende tudo sobre usinagem, engenharia industrial e caldeiraria.

Leia também

O que é o mandrilhamento

O que é o mandrilhamento

Procedimento pouco conhecido pelo público, o mandrilhamento é mais um dos diversos nomes peculiares utilizados no ramo...

O que é o roscamento

O que é o roscamento

Já falamos por aqui que a usinagem é uma área tão precisa que se aproxima muito da arte. É uma tecnologia e uma...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!