O que é caldeiraria leve e pesada

15/07/2020

A caldeiraria é uma ciência milenar que trata do corte, preparação e soldas em chapas metálicas, em três dimensões. Ela fabrica e repara objetos e equipamentos através de prévios esboços e projetos. O corte e a solda são precisos porque o instrumental criado não pode falhar.

Na caldeiraria, é bom lembrar, os cortes ocorrem em chapas metálicas de espessura maior do que 2mm. Abaixo desta espessura, o serviço será de funilaria, bem menos técnico e preciso.

Na caldeiraria, o processo de usinagem se inicia com a recepção da placa de metal em formato bruto. Ela é que deverá ser moldada para se transformar em uma peça ou equipamentos conforme projeto anteriormente produzido.  A caldeiraria será responsável pela moldagem deste material e será leve ou pesada, conforme o tamanho do objeto a ser produzido.

A caldeiraria pesada é uma atividade industrial por excelência e tem por finalidade a fabricação de equipamentos específicos para este importante setor e que não são produzidos em larga escala, nesse processo se utiliza materiais como o aço e ligas metálicas. 

Já a caldeiraria leve produz utensílios, e não estruturas ou equipamentos, e é ela a responsável pela produção de racks, prateleiras, tampas, estantes, calhas, tubulações, entre outras peças e equipamentos que não sejam destinados a aplicações pesadas.

É uma área complexa, mas que a Precismec tem orgulho de ser referencial de mercado. Acompanhe nosso blog, e fique por dentro da nossa rotina!
 

Leia também

Trocadores de calor industriais

Trocadores de calor industriais

Desde a pré história o homem se preocupou em trocar calor, criando dispositivos então rudimentares que permitiam o...

Teste de cargas para geradores

Teste de cargas para geradores

Quando se fala em teste de carga, tenha em mente que pode ser de dois tipos: teste de carga de obra e teste de carga...

Fabricação de calhas

Fabricação de calhas

Pode até soar estranho, mas a fabricação de calhas também é um ramo da usinagem, e envolve caldeiraria leve (as vezes...

1 Comentário

  1. Bom dia,

    Recebi seu contato de nosso comprador Luiz Mauro Alves PORTILHO, pois procuro empresas de grande porte para fabricação da parte estrutural de locomotivas.

    Nossa empresa tem um setor especifico de locomotivas na Europa, onde projetamos e fabricamos locomotivas de 300HP até 2.000 HP.
    Pretendemos desenvolver esta atividade no Brasil, para isto precisamos de parceiros para estas fabricações de peças de grande porte.

    Ao todo, a locomotiva em questão pesa 70 toneladas onde são aproximadamente 40 toneladas a parte estrutural (chassis, eixo, capot, cabine)
    posso lhe enviar anexo lhe envio desenhos de detalhe para o chassis principal e também a especificação técnica para o capot. preciso de seu email

    Caso tenha condições para fabricação e interesse na parceria, gostaria de um orçamento inicial (pode ser uma estimativa de valores por kg), pois ainda estamos em negociação técnica com um cliente em potencial no Brasil.
    Posteriormente posso lhe enviar os outros desenhos a serem fabricados.

    Se me puder me dar um retorno da possibilidade, interesse e me passar uma estimativa de valor até esta quarta-feira de manhã eu agradeço, pois tenho uma reunião com a Bélgica sobre o assunto.
    Gostaria também de uma apresentação de vossa empresa.

    Obrigado.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe!