Principais ferramentas de caldeiraria

08/09/2020

A caldeiraria, você sabe, é a arte e a ciência do corte preciso de materiais industriais, leves ou pesados. Ela prepara peças para a indústria e para o comércio, cria modelos em escala industrial e a partir de ferramentas e materiais sólidos e resistentes.

A caldeiraria, como ofício, exige muito treino do profissional do setor, além de ferramental adequado. Suas ferramentas mais comuns são a régua com ou sem encosto, régua de dois encostos, régua de profundidade e esquadros de precisão ou combinado, estes últimos utilizados geralmente para serviços de alvenaria e carpintaria, por possuir maior exatidão.

Por falar em esquadros, eles são instrumentos utilizados geralmente para nivelamento de peças de mecânica e fabricação de estruturas para a construção civil. Mas há outra ferramenta muitíssimo utilizada e na verdade indispensável para a caldeiraria leve ou pesada: a broca. Elas são ferramentas de corte, de forma cilíndrica, com canais retos ou helicoidais que terminam em ponta cônica e são afiadas com determinado ângulo. Justamente por isto são utilizadas para furos cilíndricos em tornos, mandrilhadoras e fresadoras.  Há brocas helicoidais, de haste cilíndrica, de haste cônica e a escalonada ou múltipla, cada qual a ser utilizada conforme o material a ser “furado” ou o nível de precisão exigido.

Há outras ferramentas famosas na caldeiraria, das quais você certamente ouviu falar, porque se encontram disseminadas e são na verdade de uso comum: chaves de boca, torquímetros, talhadeiras e chaves de grifo, dentre outras.

Continue acompanhando nosso blog, e fique por dentro dessa incrível arte que é a caldeiraria.

Leia também

Trocadores de calor industriais

Trocadores de calor industriais

Desde a pré história o homem se preocupou em trocar calor, criando dispositivos então rudimentares que permitiam o...

Teste de cargas para geradores

Teste de cargas para geradores

Quando se fala em teste de carga, tenha em mente que pode ser de dois tipos: teste de carga de obra e teste de carga...

Fabricação de calhas

Fabricação de calhas

Pode até soar estranho, mas a fabricação de calhas também é um ramo da usinagem, e envolve caldeiraria leve (as vezes...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe!