Principais ferramentas de caldeiraria

08/09/2020

A caldeiraria, você sabe, é a arte e a ciência do corte preciso de materiais industriais, leves ou pesados. Ela prepara peças para a indústria e para o comércio, cria modelos em escala industrial e a partir de ferramentas e materiais sólidos e resistentes.

A caldeiraria, como ofício, exige muito treino do profissional do setor, além de ferramental adequado. Suas ferramentas mais comuns são a régua com ou sem encosto, régua de dois encostos, régua de profundidade e esquadros de precisão ou combinado, estes últimos utilizados geralmente para serviços de alvenaria e carpintaria, por possuir maior exatidão.

Por falar em esquadros, eles são instrumentos utilizados geralmente para nivelamento de peças de mecânica e fabricação de estruturas para a construção civil. Mas há outra ferramenta muitíssimo utilizada e na verdade indispensável para a caldeiraria leve ou pesada: a broca. Elas são ferramentas de corte, de forma cilíndrica, com canais retos ou helicoidais que terminam em ponta cônica e são afiadas com determinado ângulo. Justamente por isto são utilizadas para furos cilíndricos em tornos, mandrilhadoras e fresadoras.  Há brocas helicoidais, de haste cilíndrica, de haste cônica e a escalonada ou múltipla, cada qual a ser utilizada conforme o material a ser “furado” ou o nível de precisão exigido.

Há outras ferramentas famosas na caldeiraria, das quais você certamente ouviu falar, porque se encontram disseminadas e são na verdade de uso comum: chaves de boca, torquímetros, talhadeiras e chaves de grifo, dentre outras.

Continue acompanhando nosso blog, e fique por dentro dessa incrível arte que é a caldeiraria.

Leia também

O que é o escareamento

O que é o escareamento

A usinagem cria e transforma peças industriais, de parafusos a roldanas e muito mais, por meio de diversos processos...

Materiais que podem ser usinados

Materiais que podem ser usinados

Se chama “usinabilidade” a otimização do método para submissão de materiais sólidos pesados a diferentes técnicas de...

O que é trepanamento

O que é trepanamento

A usinagem industrial se destina à fabricação de peças e ferramentas a partir do corte preciso e da modelagem de...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!