Caldeiraria em alumínio, entenda o processo

28/12/2021

Você sabe como funciona o processo de caldeiraria em alumínio?

Tudo começa com o recebimento de uma placa de metal completamente sem forma, essa será a matéria trabalhada na fábrica para dar forma a uma peça industrial.

Mas, para você que acompanha nosso blog, essa não é uma informação nova, não é mesmo?  Hoje vamos falar de um assunto mais especifico sobre esse assunto.

Entendendo o alumínio

Primeiramente é importante entender melhor o que é o alumínio.

O alumínio é um elemento químico de símbolo Al e número atômico 13 (treze prótons e treze elétrons ) com massa 27 u. Na temperatura ambiente é sólido, sendo o elemento metálico mais abundante da crosta terrestre; sim, sabemos que essas são informações mais técnicas, mas são importantes.

Sua leveza, condutividade elétrica, resistência à corrosão e baixo ponto de fusão lhe conferem uma multiplicidade de aplicações.

Entretanto, mesmo com o baixo custo para a sua reciclagem, o que aumenta sua vida útil e a estabilidade do seu valor, a elevada quantidade de energia necessária para a sua obtenção reduz sobremaneira o seu campo de aplicação, além das implicações ecológicas negativas no rejeito dos subprodutos do processo de reciclagem, ou mesmo de produção do alumínio primário.

O alumínio, assim sendo, é um metal leve, macio e resistente o que permite infinitas possibilidades de uso dentro dos processos da caldeiraria.

Caldeiraria em alumínio

A diferença principal para o caldeireiro na hora de trabalhar com o alumínio é saber manusear, de forma correta, esse material tão leve e que tem outros pontos de liga, se comparado com o inox, por exemplo.

Para realizar esse tipo tarefa com tanta atenção e cuidado como deve ser, o caldeireiro, como já dissemos, precisa ter experiência, conhecer o material, ser altamente capacitado e ter precisão técnica.

O processo de caldeiraria em alumínio deve ser realizado apenas por empresas com experiência na área, e que possuam capacidade e conhecimento com esse material, assim como a Precismec!

Leia também

Trocadores de calor industriais

Trocadores de calor industriais

Desde a pré história o homem se preocupou em trocar calor, criando dispositivos então rudimentares que permitiam o...

O que é o plano de rigging

O que é o plano de rigging

Quando se fala de indústria pesada, se está referindo a máquinas e homens que constroem máquinas e instrumentos que...

Tipos de treinamento PTA?

Tipos de treinamento PTA?

Pode parecer exagero, mas para um operário, um colaborador, atuar em uma estrutura com altura superior a dois metros,...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe!