O que faz um caldeireiro?

19/06/2020

Caldeireiro, palavra engraçada, não é mesmo? Ainda que seja um ofício bastante popular desde a revolução industrial, ainda é um mistério para muitas pessoas. Afinal, o que faz um caldeireiro?

É sobre isso que vamos falar hoje.

O caldeireiro e a caldeiraria

A palavra caldeiraria se originou dos primeiros modeladores de ferro, que trabalhavam num mercado que atendia, principalmente, às demandas por caldeirões.

Todavia, essa classe passou a produzir, cada vez mais, equipamentos de maior complexidade, como espadas e armaduras; isso ainda na Era Medieval. Mais tarde, séculos depois, os caldeireiros atenderam ao mercado de grandes estruturas metálicas que estava começando a nascer, criando, por exemplo, as pontes que começavam a ser construídas na Europa e, depois, nos Estados Unidos.

Quer saber mais sobre a história da caldeiraria e sua importância nos dias de hoje? Clique aqui.

Mas afinal, o que faz o caldeireiro?

Esse profissional tem a missão de executar o traçado de peças em material de aço carbono, inox, cobre, alumínio, chapa de ferro etc., utilizando-se de ferramentas como compasso, régua, transferidor, trena, punção, nível, prumo de centro e outras ferramentas, conforme as medidas, ângulos, larguras e diâmetros especificados em desenhos técnicos.

Além disso, é ele quem corta, dobra, monta e faz o acabamento nas peças traçadas, estando habilitado para os serviços de corte guilhotina, montagens, calandragem, soldas industriais e estruturas metálicas.

Com uma implantação crescente de usinas e caldeiras, a profissão de caldeireiro é cada vez mais respeitada no mercado de trabalho. Mas, contrariamente ao que se poderia pensar, o trabalho do caldeireiro não se resume à construção de caldeiras, como também de tanques, vasos de pressão, fornos, chaminés e outras peças e estruturas metálicas.

Formação

Duas grandes instituições públicas que formam caldeireiros, atualmente, são o CEFET e o SENAI, e caso você tenha interesse em adentrar nessa profissão, vale a pena acompanhar os editais para conseguir uma vaga nesse curso que é bastante concorrido.

Caldeiraria Industrial: o mercado de caldeiraria industrial no Brasil está muito baseado na demanda das grandes empresas, que na maioria das vezes só não atendem demandas internacionais, ou seja, exportando seu produtos, devido aos grandes impostos, fazendo com que haja a necessidade de se projetar e fabricar as peças no país, fortalecendo o mercado interno.

A maior procura pelo serviço de caldeireiros vem de indústrias de grande porte que atendem empresas que detêm grandes demandas, como a CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração), que precisa de maquinários e estruturas robustas e diversificadas.

A Precismec, em seu espectro caldeireiro, atende seus clientes oferecendo as melhores matérias primas certificadas de aço carbono, aço inox e alumínio, além dos melhores maquinários de última geração com alta tecnologia e uma mão de obra qualificada, certificada e que trabalha dentro das normas técnicas de segurança. Tudo isso resulta em produtos finais de alta qualidade, durabilidade, resistência e segurança.

Conheça mais sobre a nossa empresa,clicando aqui, e descubra como a Precismec se tornou referência e destaque no mercado brasileiro de estruturas

Leia também

Trocadores de calor industriais

Trocadores de calor industriais

Desde a pré história o homem se preocupou em trocar calor, criando dispositivos então rudimentares que permitiam o...

Teste de cargas para geradores

Teste de cargas para geradores

Quando se fala em teste de carga, tenha em mente que pode ser de dois tipos: teste de carga de obra e teste de carga...

Fabricação de calhas

Fabricação de calhas

Pode até soar estranho, mas a fabricação de calhas também é um ramo da usinagem, e envolve caldeiraria leve (as vezes...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe!