Como funciona o sistema de bombeamento de água?

23/04/2021

Você sabe como funciona o sistema de bombeamento de água? As bombas d’água são utilizadas em diversos locais, possibilitando eficiência de fluxo hídrico em várias funções, a começar pela parte hídrica subterrânea, bombeando água de poço artesiano para encher reservatórios ou caixas d´águas, por exemplo.

Quer saber mais sobre como funciona esse sistema?

Sistema de bombeamento de água

Antes de realizar a instalação de sistemas de bombeamento é necessário saber qual a sua necessidade. Para cada situação há um sistema que é o mais indicado para o bombeamento.

No caso das grandes indústrias, o bombeamento de água é um pouco mais complexo, sendo senso comum que quase todas a necessidades de bombeamento e transferência de fluidos, seja para interligar uma tubulação em várias etapas de processamento ou para transferi-los de um reservatório para o transporte. Muitas vezes, para esses processos, também é necessário o controle preciso da vazão desses fluídos, além de equipamentos que permitam o bloqueio do fluxo quando preciso, de forma eficiente e segura.

Para essa finalidade são utilizadas bombas ou válvulas que muitas vezes estão presentes em um mesmo sistema, mas também possuem diversas aplicações de formas independentes. As bombas, de forma geral, são utilizadas para a transferência de líquidos em ambientes industriais e municipais ou cenários emergenciais; já as válvulas são aplicadas para o controle de fluxo, nível e pressão.

Ambos os equipamentos possuem modelos aplicáveis para líquidos de diversas viscosidades, como água, esgoto, químicos, hidrocarbonetos, águas residuais provenientes de atividades industriais e efluentes no geral com ou sem teor de sólidos.

No âmbito das industriais, as bombas e válvulas são comumente utilizadas em aplicações de grande porte e normalmente interligam dois ou mais sistemas de uma rede, sendo, muitas vezes, instalações fixas. Neste sentido, o mais indicado é que esses equipamentos sejam compostos de materiais robustos, de qualidade e que apresentem durabilidade, para evitar assim problemas com quebra e manutenção, uma vez que, na maioria das vezes, é necessário a parada total do sistema para efetuar reparos ou até mesmo a troca do equipamento, não só impactando as operações, mas também acarretando prejuízos à empresa.

Manutenção do sistema de bombeamento de água

Um conselho nosso é de que a manutenção das bombas seja feita por profissionais treinados e habilitados. Para evitar falhas indesejáveis, recomendamos que as bombas sejam acionadas pelo menos uma vez por mês, ou a cada 15 dias, com alternância entre bomba reserva e principal, sempre seguindo todos os protocolos de controle e segurança.

Nós da Precismec mantemos sempre em dia as manutenções preventivas de todos os equipamentos que produzimos, garantindo assim uma melhor funcionalidade do produto dos nossos clientes e também do nosso parque industrial, garantindo risco zero em nossos processos. Se procura este tipo de serviço, entre em contato com a gente.

Leia também

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!