Como funciona o teste hidrostático?

09/02/2021

Na indústria tudo está conectado, literalmente. Há linhas de montagem industrial com robótica, gruas e instrumentos de transporte de materiais. Há tubulações e conectores e há materiais sólidos e densos, pesados mesmo, e líquidos, além de gases e grãos. Uns funcionam conforme sua utilidade, outros somente tem utilidade compartilhada com outros materiais ou estruturas. Enfim, é uma linha de montagem industrial, não uma sucessão isoladas de peças e máquinas. Senão, não haveria produção industrial.

Bom. Aqui neste blog já falamos de tanques e demais dispositivos de armazenagem de fluidos e materiais densos e sólidos, líquidos e gasosos. Estes componentes se conectam através de tubos e contém tubos, câmeras de pressurização e dispositivos hidrostáticos de segurança, que são medidos através de um teste.

Mas afinal, como funciona o teste hidrostático?

O teste hidrostático nada mais é que um processo que avalia a efetividade e eficiência destes componentes. Ele irá aferir sua resistência e a possibilidade de vazamentos quando plenos de substâncias, quando esgotados em sua capacidade volumétrica.  O líquido, pressurizado, esgota a capacidade volumétrica do tanque ou recipiente, a fim de que se verifique sua resistência e eficácia.

Falamos em líquido? Bem, o teste hidrostático também poderá aferir o armazenamento de substâncias gasosas, sempre com o receptáculo fora de serviço – em “parada técnica”, como se costuma dizer. Óleos também são aferidos e a linha de produção é alvo de higienização mais rigorosa durante o teste.

O teste hidrostático ajuda a identificar não somente falhas nos materiais de tubulação e tanques, mas também de vasos de pressão, caldeiras e extintores (isto mesmo, até extintores)!  Ele também afere a corrosão dos materiais e a fluência de suas propriedades mecânicas.

Gostou do texto? Continue seguindo nosso blog

Leia também

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!