Como funciona um rotor ?

22/06/2021

O rotor é o nome que se dá à parte giratória de máquinas e motores, mecânicos ou elétricos. É um mecanismo giratório muito comum em aeronaves (dentre as quais principalmente helicópteros) ou quaisquer dispositivos mecânicos que contenham hélices.
Isto porque a função do rotor é girar mecanicamente em torno de seu próprio eixo, produzindo justamente os movimentos de rotação necessários ao funcionamento da máquina à qual está acoplada, ou ao desempenho e equilíbrio desta mesma máquina quando em movimento.
Portanto, toda máquina rotativa deverá ter, obrigatoriamente, um rotor, seja esta máquina uma turbina ou um compressor. O rotor é formado por mancais (peças da máquina que suportam seu peso), que deslizam e rolam através do rotor.

O movimento giratório das hélices de um helicóptero, por exemplo, somente pode ser realizado pelo movimento das suas pás acopladas a um rotor. Isto se dá devido  à combinação de mancais atrelados a um rotor que darão sustentação ao movimento giratório  coordenado indispensável para manter a estabilidade da aeronave em  vôo.

Há diversas espécies de rotores: os basculantes que operam através de forças centrífugas, os rotores de tambor e de ângulo fixo, que são menos  dinâmicos, e rotores semi-abertos e semi-fechados, conforme  o ângulo de suas palhetas. Isto porque os rotores são, basicamente, peças giratórias dotadas de pás que giram ao redor do próprio eixo, criando um fluxo no sistema e gerando energia e movimento através da força da pressão centrífuga exercida.

Interessante não é mesmo??? Conseguiu entender o que é e como funciona um rotor ? Continue seguindo nosso blog e adquira mais conhecimento sobre o assunto.

Leia também

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!