Corte a plasma

19/04/2023

O corte a plasma é um processo de corte térmico que utiliza um jato de plasma para cortar metais e outros materiais condutores de eletricidade. O processo envolve o uso de um gás ionizado (geralmente ar, nitrogênio, oxigênio ou uma mistura desses gases) que é aquecido a temperaturas extremamente altas, formando um jato de plasma que é direcionado para a peça a ser cortada. Quer entender um pouco mais? Siga com a leitura…

Processo de corte a plasma

O corte a plasma é um processo que utiliza um bico com um orifício para constringir o gás ionizado em alta temperatura até que possa ser utilizado para cortar seções de metais, como o aço carbono, aço inoxidável, o alumínio e outros metais eletricamente condutores.
Esse processo é o que tem o maior crescimento no mercado por causa da sua velocidade e precisão no corte, ele começa com a criação de um arco elétrico entre um eletrodo e a peça de trabalho. Isso ioniza o gás, criando um jato de plasma que pode atingir temperaturas de até 30.000°C. O jato de plasma é direcionado para a superfície da peça, derretendo e vaporizando o material enquanto corta.

Os sistemas de corte a plasma modernos usam tecnologia avançada de controle de processo para ajustar a corrente elétrica, a velocidade de alimentação e outras variáveis para garantir um corte preciso e eficiente. O corte a plasma é frequentemente usado em aplicações industriais, como fabricação de peças automotivas, aeroespaciais e de construção, bem como em oficinas de metalurgia e fabricação de metais.

Funcionamento

É preciso fixar o material que será cortado, posicionar o bico da tocha na posição vertical em relação à peça de trabalho o bico da tocha na posição vertical da peça e começar o corte traçando as bordas. Depois é só prosseguir com o corte de acordo com as medidas necessárias.
No caso do corte iniciar no meio da chapa ou para fazer furos, a técnica indicada é iniciar o corte com o bico inclinado.

Para realizar esse processo, são necessários alguns equipamentos de fornecimento de energia. São eles: uma fonte geradora de energia alimentado por eletricidade; gás para ser ionizado e ser o meio condutor do arco elétrico (ar comprimido, argônio, hidrogênio nitrogênio, oxigênio); uma tocha plasma e um grampo terra para fechar o circuito elétrico.

Vantagens do corte a plasma

A principal vantagem deste sistema em relação ao oxi-corte, é a redução do risco de deformação por causa da propagação térmica na zona de corte e sua grande velocidade de corte. Lembrando que não é aconselhável utilizar o cortador de plasma em pequenos pedaços. Sua temperatura é tão elevada que, nesses casos, a peça de trabalho pode se deformar.
Também gera mais economia em relação ao gás aplicável.

Gostaria de saber mais sobre o assunto ? Entre em contato com a Precismec...

Leia também

O fluxo de solda

O fluxo de solda

Fluxo de solda ou fluxo de soldagem como também pode ser chamado, é um material utilizado no processo de soldagem para...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!