Cuidados no uso de torno e fresadora

18/03/2022

Primeiramente vamos aprender o que é um torno e o que é uma máquina fresadora, ok? Depois vamos descobrir os cuidados no uso de torno e fresadora… Acompanhe a leitura!

Torno e fresadora

O torno mecânico é uma máquina-ferramenta, denominada operatriz, que permite usinar peças de forma geométrica de revolução, ou seja, cortá-la e moldá-la em formato esférico. O torno fará a peça girar sobre um cabeçote, removendo material (o cavaco) até que a peça atinja as especificações adequadas. Esta máquina é responsável, geralmente, pelo acabamento de peças e é bastante versátil, possibilitando a usinagem de componentes mecânicos, decompõe material em estado bruto e as transforma em peças de formato circular.

A máquina fresadora, ou simplesmente “fresadora”, molda, perfura e roteia a peça, geralmente metais, mas também pode ser utilizada para moldagem de outros sólidos. Ela se dá superbem na formatação de superfícies planas e irregulares e também produz engrenagens de corte e produção de ranhuras. Há as fresadoras verticais e horizontais, e você terá que saber qual delas irá precisar na hora da usinagem da peça que necessita produzir, reparar ou otimizar.

A fresadora vertical possui um fuso que se move em paralelo ao seu próprio eixo enquanto a mesa lhe permanece plana e perpendicular (por isso o nome “vertical”). O fuso fica imóvel no moinho de corte e é a mesa que se move nas direções perpendiculares às verticais como eixo do fuso. Ele é menor, mas é mais versátil.

Na fresadora horizontal, os moinhos têm cortadores montados horizontalmente em um mandril ao redor da mesa, alimentando as peças a serem moldadas a partir de três eixos. Esta máquina operatriz geralmente é utilizada no corte final e facial, mais fino e rebuscado, mas também mais lento por conta do know how necessário para operar seus controles mais minuciosos e específicos.

Aqui na Precismec somos verdadeira “craques” no torno e na fresadora, entre em contato e saiba mais…

Leia também

Misturadores Industriais

Misturadores Industriais

O termo misturador é bem comum, mas muito abrangente.... É preciso entender que na construção civil o termo...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe!