O que é data book e sua importância para a caldeiraria

10/09/2020

Antes de uma peça de usinagem ou caldeiraria ser produzida, ela é projetada, planejada e desenhada. Cada uma de suas etapas é registrada em um procedimento documental específico. Cada fase vencida da fabricação exigirá também um registro, claro, e é a compilação destes documentos que se dá o nome de “Data Book”.

O Data Book irá certificar e assegurar a testagem e o cumprimento de cada exigência legal e industrial das etapas do projeto. Ele irá assegurar comercial e tecnicamente a qualidade do serviço e da peça fabricada. Muitas empresas não encomendam e nem compram peças ou maquinário ou ferramentas produzidas sem o respectivo registro no Data Book.

A Precismec se esmera no registro do Data Book. Ele é de fato um “livro” para cada peça ou ferramenta produzida, desde a contratação, passando pelo projeto inicial, suas alterações, cálculos, versão final. Depois, irá documentar cada etapa da confecção da peça, a escolha do material bruto, cortes, até o produto definitivo conforme encomendado pelo cliente!

Para elaborar um Data Book eficiente, é preciso compilar e classificar, conforme a paginação do documento, todo o equipamento de produção e inspeção da peça, assim, é preciso inspecionar, inspeção essa que também é documentada.

Estas informações serão armazenadas em pastas catalográficas depois “montadas” em forma de caderno, validando o procedimento inteiro. É tão importante que há empresas de usinagem que terceirizam este tipo de serviço, indispensável à usinagem industrial.

Leia também

Para que serve uma gaxeta?

Para que serve uma gaxeta?

Nosso blog, você sabe, fala muito de usinagem e caldeiraria: é este o negócio da Precismec, que trata da criação,...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!