Defensa metálica – Guard Rail

12/01/2021

Engraçado, né? Nos habituamos a utilizar termos de outro idioma, esquecendo-nos do nome da coisa em bom português, ou usamos a marca para definir o produto. É assim que chamamos lança foguetes de bazuca e hastes flexíveis de cotonetes.

Todo mundo familiarizado com  o mundo do automobilismo conhece o guard rail. O que muitos de nós não sabemos é que eles possuem um nome em português: defensa metálica, e são produzidos em larga escala por nossas indústrias de caldeiraria e usinagem de materiais, incluindo a Precismec.

Elas são fabricadas em aço estrutural e são sistemas de proteção veicular longitudinais. Em caso de acidente, serão o último anteparo entre o motorista do veículo fora de controle com o acostamento, atenuando um impacto que poderia ser muito maior e redirecionando o veículo para a via de rodagem (rua, estrada ou pista).

O aço estrutural é semi-maleável, praticamente uma “folha” do aço, e assim é para amortecer o veículo desgovernado. Não fosse esta maleabilidade, o guard rail só iria mudar o local da pancada, não sua intensidade. Sua durabilidade é garantida através de um processo de galvanização por imersão à quente, geralmente mediante fogo ou zincagem. Elas também são produzidas em formato de W para prevenirem-se do acúmulo de água na pista.

As defensas são quase portáteis relativamente leves e de fácil instalação, podem ser realocadas com facilidade e seu conjunto de peças e parafusos é entregue junto com a peça ou montada junto. Tudo para tornar mais prática (e segura) a circulação viária pelas ruas e estradas do país.

Interessante não é mesmo? Agora você já sabe que a defensa metálica nada mais é que o famoso Guard Rail!

Leia também

Trocadores de calor industriais

Trocadores de calor industriais

Desde a pré história o homem se preocupou em trocar calor, criando dispositivos então rudimentares que permitiam o...

Teste de cargas para geradores

Teste de cargas para geradores

Quando se fala em teste de carga, tenha em mente que pode ser de dois tipos: teste de carga de obra e teste de carga...

Fabricação de calhas

Fabricação de calhas

Pode até soar estranho, mas a fabricação de calhas também é um ramo da usinagem, e envolve caldeiraria leve (as vezes...

1 Comentário

  1. Poderia em informar quanto custaria apenas uma unidade de defensa metálica? E de qual tamanho teria?

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe!