Como funciona o sistema de despoeiramento?

16/06/2020

Nome difícil, né? Mas seu significado é simples, você nunca mais vai esquecer. Lembre-se de “poeira”. Pronto. O sistema de despoeiramento é, nada mais e nada menos, que um sistema de limpeza do ar. Ele evita que impurezas provenientes da atividade industrial e agropecuária se espalhem no ar, poluindo o ambiente. Aqueles resíduos tóxicos e poluentes, como fragmentos e partículas de gases e impurezas, ficam em suspensão e não alcançam o ar atmosférico quando o sistema de despoeiramento funciona de maneira equilibrada e eficiente.

Esse sistema é tão importante – até por preservar o ecossistema e otimizar a produção – que diversas indústrias o utilizam normalmente em suas linhas de produção e parques industriais. Como as indústrias trabalham com o manuseio de matéria bruta que visa a geração de um produto final, haverá geração de resíduos físicos, ainda que se tratem de ínfimas partículas de impureza. Estes resíduos devem ser retidos ou descartados, e este descarte não pode ser esquecido como importante etapa do processo.

Só que não é possível descartar partículas ínfimas, poeiras, gases.

Como a indústria resolve esse problema?

Estes poluentes ficam em suspensão graças ao processo de despoeiramento, sejam eles sólidos, líquidos e gasosos. Os exemplos aqui são vários: fuligem, gases e vapores industriais, poeiras químicas, fibras, etc… Pense em alguma sujeira e ela poderá ser retida e suspensa pelo despoeiramento.

O sistema é construído a partir de fornos e caldeiras que funcionam acoplados à filtros de ar, ventiladores, dutos e limpadores de filtros. Através da canalização das impurezas em câmaras estanques e hermeticamente vedadas por válvulas, a “poeira” poluente é simplesmente retirada do meio ambiente. As partículas maiores são retidas através de ciclones do tipo “vórtice” gravitacional (lembre-se das aulas de física: energia cinética) e as menores são captadas em filtros e outros coletores (lembre-se do filtro de café). Coletados, hermeticamente acondicionados… pronto! É só descartar.

Gostou do assunto? Continue acompanhando nosso blog...

Leia também

Usinagem de Ferro Fundido

Usinagem de Ferro Fundido

A usinagem de ferro fundido é um processo crucial para a fabricação de componentes metálicos, amplamente utilizado nas...

Fabricante de calha

Fabricante de calha

              Pode parecer que não, mas a fabricação de calhas também é um ramo da usinagem, e envolve caldeiraria...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!