Dicas para garantir a segurança nos pátios de obras

24/08/2022

Em uma obra de construção ou reforma, os trabalhadores estão sujeitos a muitos riscos físicos, biológicos ou químicos. Por isso, a segurança nos pátios de obras deve ser tratada com especial atenção…Acompanhe a leitura e descubra algumas dicas para garantir a segurança nos pátios de obras.

Uso de EPIs

O uso de EPIs é parte fundamental da segurança no canteiro de obras e em qualquer operação no espaço de trabalho que contenha riscos.

Os EPIs corretos para cada tipo de operação no canteiro de obras (trabalho em altura, lidar com materiais tóxicos, operar veículos etc.) são determinados por lei.

EPIs são itens obrigatórios, e uma vistoria de segurança pode gerar multas e encargos para a empresa responsável pela obra, além de afetar o bem-estar e saúde dos colaboradores. Por isso, veja essas boas práticas e informações relevantes sobre o uso:

  • Disponibilize equipamentos de segurança em perfeito estado para contratados e terceirizados;
  • Ofereça informações sobre o uso correto dos equipamentos;
  • Garanta a assinatura que ateste o recebimento dos EPIs toda vez que fornecê-los;
  • Mantenha estoques sobressalentes dos principais itens – aqueles que apresentam quebras, avarias ou perdas com maior regularidade;
  • Use apenas EPIs e EPCs certificados;
  • EPIs, como o próprio nome informa, são individuais. Colaboradores não podem dividir itens sob hipótese alguma;
  • O trabalhador tem direito ao EPI assim como tem a obrigação de usá-lo no espaço de trabalho;
  • O empregador tem a obrigação de fornecer os equipamentos corretos assim como tem o direito de demitir colaboradores que se recusarem a usar os EPIs sem justificativa plausível.

Siga e revise sempre as normas regulamentadoras de segurança em obras!

Cumprir as normas regulamentadoras é outra forma de garantir a segurança no canteiro de obras. EPIs estão incluídos em algumas legislações, mas é importante destacar que certas normas são provenientes do Ministério do Trabalho, enquanto outras são criadas pela própria empresa como forma de acrescentar aos processos de segurança.

Outra dica importante é fazer a manutenção preventiva de máquinas e equipamentos, pois isso garante a boa utilização da frota e a segurança de operadores e colaboradores no mesmo espaço de trabalho.

E não esqueça mantenha sempre a limpeza e organização do canteiro de obras, pois um canteiro de obras limpo e organizado é um ambiente de trabalho mais seguro!

Gostou dessas dicas para garantir a segurança nos pátios de obras? Continue seguindo nosso blog , estamos sempre publicando matéria relevante para sua empresa ou indústria!

Leia também

Usinagem de Ferro Fundido

Usinagem de Ferro Fundido

A usinagem de ferro fundido é um processo crucial para a fabricação de componentes metálicos, amplamente utilizado nas...

Fabricante de calha

Fabricante de calha

              Pode parecer que não, mas a fabricação de calhas também é um ramo da usinagem, e envolve caldeiraria...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!