Diferença entre usinagem convencional e não convencional

Diferença entre usinagem convencional e não convencional - precismec

29/12/2021

Já ouviu falar sobre a usinagem convencional e não convencional? Já falamos bastante por aqui sobre a usinagem (como você pode ver mais abaixo), sua história e como ela é fundamental para a indústria nacional e internacional, mas nunca abordamos esse tema em específico.

Siga com a leitura e aprenda mais sobre o assunto.

Usinagem convencional, o que é?

A usinagem convencional é conhecida por esse nome porque consiste em um processo mais comum, no qual o excesso de metal nas peças é removido por meio de cisalhamento, que ocorre por meio de uma peça pré-moldada no formato de cavacos, no qual as ferramentas em formato de cunhas são aplicadas para dar formato e remover os excessos.

Nesse processo, as máquinas realizam movimentos retilíneos e de rotação que permitem a formação de roscas e afins.

E a Usinagem não convencional?

A usinagem não convencional (também chamada de CNC), pode ser considerada uma usinagem mais moderna, que ocorre por meio da utilização de uma máquina controlada por comandos numéricos, ou seja, aqui são aplicados computadores que automatizam as ferramentas e máquinas em diversos processos e etapas da sua fabricação e produção.

O processo tem início com a programação da máquina que serve para especificar a montagem e todas as características que as peças possuem.

A vantagem desse processo é que ele permite mesclar etapas automatizadas com etapas realizadas de modo tradicional, proporcionando sempre um trabalho mais diferenciado e personalizado.

Os serviços de usinagem CNC são mais amplos devido à capacidade de operacionalizar e produzir todos os tipos de peças, pois a máquina permite a inclusão de serras, presas, brocas e demais equipamentos que podem variar de acordo com as especificações de cada peça produzida.

Confira também mais detalhes sobre a usinagem.

Assim, a tecnologia vem para tornar alguns processos que são mais manuais e difíceis de serem realizados, em atividades mais simples e com qualidade elevada, motivando tanto os trabalhadores, que despendem menos energia, quanto os consumidores, pelo resultado apresentado.

Também conhecidos como centro de usinagem, esses dispositivos mecânicos que são essenciais à usinagem e à qualidade dos produtos desenvolvidos, sendo totalmente programados e controlados; essas máquinas facilitam e agilizam muitas etapas de produção das peças, que podem ser longas, complexas e demoradas quando não automatizadas.

Assim, as empresas que mais se favorecem com esses avanços e investimentos em tecnologias são as empresas de ferramentaria, que têm como principal função a produção de ferramentas como um todo e as peças que compõem essas ferramentas para venda e aplicação em diversos segmentos da indústria nacional.

Interessante não é mesmo? E claro que aqui na Precismec colocamos em muito da usinagem não convencional em nossos processos. Quer saber mais? Deixe sua dúvida nos comentários.

Leia também

Trocadores de calor industriais

Trocadores de calor industriais

Desde a pré história o homem se preocupou em trocar calor, criando dispositivos então rudimentares que permitiam o...

O que é o plano de rigging

O que é o plano de rigging

Quando se fala de indústria pesada, se está referindo a máquinas e homens que constroem máquinas e instrumentos que...

Tipos de treinamento PTA?

Tipos de treinamento PTA?

Pode parecer exagero, mas para um operário, um colaborador, atuar em uma estrutura com altura superior a dois metros,...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe!