Diferenças entre caldeiraria leve e pesada

02/08/2022

A caldeiraria é uma ciência milenar que trata do corte, preparação e soldas em chapas metálicas, em três dimensões. Ela fabrica e repara objetos e equipamentos através de prévios esboços e projetos. O corte e a solda são precisos porque o instrumental criado não pode falhar. Acompanha a leitura e entenda as diferenças entre caldeiraria leve e pesada.

Caldeiraria leve e pesada

Na caldeiraria, é bom lembrar, os cortes ocorrem em chapas metálicas de espessura maior do que 2mm. Abaixo desta espessura, o serviço será de funilaria, bem menos técnico e preciso.

Na caldeiraria, o processo de usinagem se inicia com a recepção da placa de metal em formato bruto. Ela é que deverá ser moldada para se transformar em uma peça ou equipamentos conforme projeto anteriormente produzido.  A caldeiraria será responsável pela moldagem deste material e será leve ou pesada, conforme o tamanho do objeto a ser produzido.

A caldeiraria pesada é uma atividade industrial por excelência e tem por finalidade a fabricação de equipamentos específicos para este importante setor e que não são produzidos em larga escala. A caldeiraria pesada utiliza materiais como o aço e ligas metálicas.  A caldeiraria leve produz utensílios, e não estruturas ou equipamentos, e é ela a responsável pela produção de racks, prateleiras, tampas, estantes, calhas, tubulações, entre outras peças e equipamentos que não sejam destinados a aplicações pesadas.

Gostou desse texto? Continue seguindo nosso blog
 

Leia também

Usinagem de Ferro Fundido

Usinagem de Ferro Fundido

A usinagem de ferro fundido é um processo crucial para a fabricação de componentes metálicos, amplamente utilizado nas...

Fabricante de calha

Fabricante de calha

              Pode parecer que não, mas a fabricação de calhas também é um ramo da usinagem, e envolve caldeiraria...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!