Diferenças entre projetos Greenfield, Brownfield e Greyfield

21/07/2021

Você sabe as diferenças entre projetos Greenfield, Brownfield e Greyfield? Já falamos aqui sobre a importância das atividades de montagem, manutenção e produção de peças industriais e de linhas de produção (fábricas e indústrias), isso demonstra a abrangência de outra atividade mais específica, que é a engenharia de planejamento.

Vamos aprender um pouco sobre isso?

O que é a engenharia de planejamento?

A engenharia de planejamento atua no começo do projeto, viabilizando-o teoricamente para depois atuar na supervisão de sua colocação em prática. Mas o profissional responsável por esta importante atividade não atua apenas na elaboração do projeto!

Ele interpreta tecnicamente projetos já existentes, fazendo-lhes adequações. Ele também acompanha a rotina do planejamento e sua colocação em prática, executa o cronograma físico (de suprimento e de projeto) e coordena a produtividade de sua implementação.

Há diferentes espécies de projetos, e aqui não conseguimos escapar dos termos em inglês. No entanto, estão tão inseridos nas rotinas de produção que não são nenhum bicho de sete cabeças para quem é da área. Vamos destacar três, conforme o momento de sua realização: Greenfield, Brownfield e Greyfield.

Greenfield

O primeiro (Green – verde) acontece quando o projeto é planejado e depois executado a partir do zero e geralmente se refere a novos empreendimentos, realizados onde antes havia mato; por isso o nome Greenfield (campo verde).

Brownfield

O Brownfield é utilizado para acrescer a um projeto já existente e a uma produção que já se encontra em andamento, com instalações já existentes e compostas geralmente de ferro ou aço.

Greyfield

O Greyfield é o nome que se dá ao projeto elaborado e depois posto em prática para readequar instalações que já existem e se encontram presumivelmente inadequadas e são subutilizadas. O nome decorre da área industrial asfáltica deteriorada ou vazia (gray) em que ele geralmente é implementado.

Ficou claro a diferença entres os projetos greenfield, brownfield e greyfield? Qualquer dúvida, deixe nos comentários.

Leia também

Trocadores de calor industriais

Trocadores de calor industriais

Desde a pré história o homem se preocupou em trocar calor, criando dispositivos então rudimentares que permitiam o...

Teste de cargas para geradores

Teste de cargas para geradores

Quando se fala em teste de carga, tenha em mente que pode ser de dois tipos: teste de carga de obra e teste de carga...

Fabricação de calhas

Fabricação de calhas

Pode até soar estranho, mas a fabricação de calhas também é um ramo da usinagem, e envolve caldeiraria leve (as vezes...

1 Comentário

  1. Gostei desta informação na diferenciação dos aspectos dos projetos.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe!