Diferenças entre projetos Greenfield, Brownfield e Greyfield

21/07/2021

Você sabe as diferenças entre projetos Greenfield, Brownfield e Greyfield? Já falamos aqui sobre a importância das atividades de montagem, manutenção e produção de peças industriais e de linhas de produção (fábricas e indústrias), isso demonstra a abrangência de outra atividade mais específica, que é a engenharia de planejamento.

Vamos aprender um pouco sobre isso?

O que é a engenharia de planejamento?

A engenharia de planejamento atua no começo do projeto, viabilizando-o teoricamente para depois atuar na supervisão de sua colocação em prática. Mas o profissional responsável por esta importante atividade não atua apenas na elaboração do projeto!

Ele interpreta tecnicamente projetos já existentes, fazendo-lhes adequações. Ele também acompanha a rotina do planejamento e sua colocação em prática, executa o cronograma físico (de suprimento e de projeto) e coordena a produtividade de sua implementação.

Há diferentes espécies de projetos, e aqui não conseguimos escapar dos termos em inglês. No entanto, estão tão inseridos nas rotinas de produção que não são nenhum bicho de sete cabeças para quem é da área. Vamos destacar três, conforme o momento de sua realização: Greenfield, Brownfield e Greyfield.

Greenfield

O primeiro (Green – verde) acontece quando o projeto é planejado e depois executado a partir do zero e geralmente se refere a novos empreendimentos, realizados onde antes havia mato; por isso o nome Greenfield (campo verde).

Brownfield

O Brownfield é utilizado para acrescer a um projeto já existente e a uma produção que já se encontra em andamento, com instalações já existentes e compostas geralmente de ferro ou aço.

Greyfield

O Greyfield é o nome que se dá ao projeto elaborado e depois posto em prática para readequar instalações que já existem e se encontram presumivelmente inadequadas e são subutilizadas. O nome decorre da área industrial asfáltica deteriorada ou vazia (gray) em que ele geralmente é implementado.

Ficou claro a diferença entres os projetos greenfield, brownfield e greyfield? Qualquer dúvida, deixe nos comentários.

Leia também

1 Comentário

  1. Gostei desta informação na diferenciação dos aspectos dos projetos.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!