Diferenças entre válvula gaveta e válvula globo

10/11/2021

Válvulas são componentes mecânicos que controlam a vazão ou pressão de um fluido, seja ele líquido ou  gasoso. E, é claro, há diversos tipos de válvulas de uso industrial a disposição  no mercado, conforme já falamos por aqui . Vamos conhecer neste conteúdo duas delas, a válvula globo e a válvula gaveta, suas características, aplicação e, sobretudo, diferenças.

As válvulas globo são de funcionamento manual e apropriadas para o controle da pressão do fluido por uma passagem em virtude da linearidade do seu obturador, que irá abrir ou fechar a “tal” passagem. A válvula globo mais comum é a convencional ou globo reta (ou T).

Se a válvula globo regula mais frequentemente a passagem de fluidos, a válvula gaveta é a grande responsável pelo seu bloqueio. Ela é  um componente indispensável pelo escoamento de fluxo e só opera totalmente aberta ou fechada,  mesmo trabalhando no limite da pressão e de altas temperaturas. Justamente pela intensidade da pressão ela  é conhecida e fabricada conforme as hastes, a ascendente para os grandes trancos e esforços, e a fixa, para esforço menos intenso.

O fechamento ou abertura das estruturas também vai variar conforme a válvula. Na Globo,  a válvula abre e fecha, o volante gira e levanta a haste, porque, afinal, o objetivo é a passagem do fluido. Na gaveta, a haste fará um movimento distinto, para cima e para baixo e sem alterar a posição do volante, e por isto abre totalmente ou fecha totalmente, porque visa estancar a trajetória do fluxo.

Como ambas as válvulas são utilizadas em estruturas comuns, é muito comum compará-las. As globo funcionam bem para abrir e estancar gás e em fechamento e abertura de linhas (gasodutos e petrolíferas). Isto por conta de seu alto nível de vasão. As válvulas gaveta, por sua vez, são mais encontradas  em sistemas de distribuição, porque cortam o fluxo de líquidos, direcionando-os para outros destinados dentro da estrutura. Por isso, é bastante útil em usinas do setor químico, hidráulico e alimentício.

As válvulas globo funcionam linearmente  e por isto o fechamento de seu obturador é mais eficaz – elas são craques em conter vazamentos por conta disso,  também. Já a válvula gaveta funciona, ou pode funcionar, de formas distintas: no sentido horário e descendente, com vapor e gaveta movendo-se em uníssono para evitar vazamentos; no sentido anti-horário e com a válvula aberta e o portão no sentido descendente, para operar através do fluido; e no modo semiaberto, causando a lenta erosão da gaveta com o fluido atingido.

Leia também

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!