Entenda o que é escareamento

25/10/2023

A usinagem cria e transforma peças industriais através, dentre outras técnicas, da caldeiraria, que é o corte de matéria sólida – metais e outros componentes. Mas há outras técnicas de usinagem, algumas pouco conhecidas. Por exemplo, você sabe o que é escareamento?

O que é escareamento

Pouca gente fora da engenharia industrial a conhece, e mesmo muitos profissionais do setor tem alguma dificuldade em definir tecnicamente o que significa “escarear”.

O escareamento é um processo de usinagem destinado a criação de um alargamento cônico em um objeto já cilíndrico. Ele é usado, por exemplo, para embutir a cabeça do parafuso em uma peça e também pode ser chamado “rebaixamento”. O escareamento alarga sutilmente um furo para que nele se introduza um prego ou parafuso.

É um ofício milimétrico, com precisão de relojoeiro suíço e com técnicas profissionais quase cirúrgicas. Para você ver como a usinagem tem seus segredos e sua magia!

Ficou claro o que é escareamento? Deixe sua dúvida nos comentários e continue seguindo nosso blog.

Leia também

Usinagem de Ferro Fundido

Usinagem de Ferro Fundido

A usinagem de ferro fundido é um processo crucial para a fabricação de componentes metálicos, amplamente utilizado nas...

Peças feitas pela caldeiraria

Peças feitas pela caldeiraria

A caldeiraria é um ramo da metalurgia que se concentra na produção de peças de metal, geralmente em grandes dimensões,...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!