EPI para soldador – quais são e sua importância

02/07/2020

A função do soldador é quase uma arte. É ele o responsável por unir e cortar peças de ligas metálicas usando processos de soldagem e cortes. Ele usa para isso várias técnicas das quais vamos tratar em outros posts: eletrodo revestido, tig, mig, mag, oxigás, arco submerso, brasagem, plasma. É ele também que prepara os equipamentos para a solda, a montagem e o corte. Em suma, é um profissional pró-ativo, múltiplo, polivalente e para tal precisa se cuidar, vamos falar mais sobre o EPI para soldador?

Precisamos proteger e cuidar bem desse profissional, não é mesmo? É fundamental o cuidado com o EPI para o soldador, que é específico para este importante setor da produção industrial. E quais são os equipamentos de segurança do trabalho previstos e obrigatórios para soldadores?

Bem, ele vai lidar com calor, com fogo, com xispas e aparas, com isso tudo junto. Seu equipamento é quase o de um astronauta. Anote aí: aventais especiais para prevenir da “raspa”, que é o material que solta da superfície soldada, geralmente cortante.

Além disso, por causa da luminosidade e do calor, o soldador vai precisar também de máscara de solda com lentes especiais, blusão de soldador e mangote de raspa, além de luvas especiais de vaqueta, perneiras e touca. Ufa, é bastante coisa, não é mesmo?

Enfim, vale reforçar que os equipamentos precisam de manutenção, higienização e preservação. Praticamente todos o EPI para soldador, citado acima, podem ser utilizados por inúmeras vezes. Porém, a manutenção é essencial para que a preservação deles seja assegurada, garantindo que estejam em perfeito funcionamento, empenhando suas respectivas funções da melhor maneira possível.

Gostou do post sobre os EPIs para soldador? Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro de mais assuntos da Precismec!

Leia também

O que são estruturas metálicas

O que são estruturas metálicas

Estrutura metálica nada mais é do que um elemento estrutural produzido em material metálico, dando destaque ao aço...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!