Erros comuns na usinagem

17/11/2020

A usinagem de materiais é um procedimento industrial que fabrica peças e ferramentas com corte e modelagem precisos angariados da caldeiraria, a arte antiga de cortar metal que começou com espadas, passou por pontes, e hoje é utilizada o tempo todo no mundo todo, com o avanço da tecnologia. Devido a toda sua precisão, há diversos erros comuns na usinagem que devem ser evitados por todo mecânico usineiro.

Confira tudo que você precisa saber para não cometer erros durante a usinagem de uma peça.

Erros frequentes na usinagem

Quer conhecer um termo novo? Vamos a ele: usinabilidade. É a otimização do método para submissão de materiais densos ao corte e à modelagem industrial. Quando um material é mais facilmente moldável, se diz que é “usinável”, e vice versa. Entendeu?

Quanto mais maleável, mais fácil será usinar o material. Quando o contrário, será mais propício ao erro, a imprecisão.

É claro que você vai dizer que o aço é bastante usinável – mas qual tipo de aço? Sua dureza e resistência é que irão assegurar maiores ou menores dificuldades no seu manejo durante a usinagem.

A densidade de materiais é fundamental aqui.  Conforme sua microestrutura molecular/celular e sua composição química, haverá ou não resistência ao corte ou a intromissão da destreza humana na forma do material.

No caso específico do carbono ou da cerâmica, poderemos dizer que suas estruturas são hoje facilmente moldáveis, o que não é o mesmo quando se trata de outros materiais mais rígidos. Já o alumínio, por exemplo, muito embora menos denso, justamente por isto não possui permeabilidade, o que permite melhor acabamento da peça.

Automação de processos

A usinagem pode ser totalmente automatizada, o que vai diminuir a possibilidade de erros, no entanto irá despersonalizar a peça e retirar da sua linha de produção aquela fiscalização lenta, mas minuciosa e paulatina que evita os erros de usinagem, geralmente estreitamente vinculados ao material empregado. Ou seja, quando há erro, há menor precisão no ferramental, peça ou produto produzido pela usinagem industrial.

A falta de manutenção das ferramentas empregadas, ou os prazos exíguos no mercado, também fomentam equívocos as vezes irremediáveis. Também na usinagem vale aquele ditado: “a pressa é inimiga da perfeição.”

Agora que você sabe os erros mais comuns ocorridos na usinagem, tome precauções, e caso precise de uma empresa com anos de mercado em caldeiraria e usinagem, entre em contato conosco da Precismec.

Leia também

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!