O que é o escareamento

24/09/2020

A usinagem cria e transforma peças industriais, de parafusos a roldanas e muito mais, por meio de diversos processos delicados e precisos de fabricação, e um desses processos é o escareamento, que exige muita precisão e técnica do profissional.

Quer saber mais sobre essa técnica de escareamento? Confira.

O que é escareamento

Pouca gente fora da engenharia industrial a conhece, e mesmo muitos profissionais do setor tem alguma dificuldade em definir tecnicamente o que significa “escarear”.

O escareamento é um processo de usinagem destinado à criação de um alargamento cônico em um objeto já cilíndrico. Ele é usado, por exemplo, para embutir a cabeça do parafuso em uma peça e também pode ser chamado “rebaixamento”. Ela alarga sutilmente um furo para que nele se introduza um prego ou parafuso.

A usinagem é um ofício milimétrico, com precisão de relojoeiro suíço e técnicas profissionais quase cirúrgicas. Para saber mais sobre esse ramo, confira nosso blog.

Leia também

O que é o mandrilhamento

O que é o mandrilhamento

Procedimento pouco conhecido pelo público, o mandrilhamento é mais um dos diversos nomes peculiares utilizados no ramo...

O que é o roscamento

O que é o roscamento

Já falamos por aqui que a usinagem é uma área tão precisa que se aproxima muito da arte. É uma tecnologia e uma...

O que é a afiação

O que é a afiação

A afiação talvez seja o conceito de procedimento de usinagem mais próximo do uso vulgar do termo. Isto porque “afiar”...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!