Fabricante de engrenagens, conheça nosso trabalho

19/11/2020

Se está à procura de uma fabricante de engrenagens, continue a leitura e conheça mais do nosso trabalho. Nós da Precismec temos mais de 30 anos de experiência em caldeiraria e usinagem, e já fabricamos peças e máquinas para toda a indústria nacional e internacional.

O que é uma engrenagem e sua função

A engrenagem é um mecanismo industrial necessário, principalmente, ao transporte de materiais. A usinagem não somente produz peças para as indústrias ou estruturas, ela também realiza a fabricação de ferramental para essa produção e um dos principais itens que produz são as engrenagens.

As engrenagens são como os antiquíssimos elos de corrente, funcionando aos pares, com dentes que se encaixam em espaços vazios, para permitir sua conexão contínua e gerar o movimento de esteiras, pranchas, rampas e elevadores. Enfim, se algo deve passar do ponto “a” para o ponto “b” em uma linha de produção industrial, será pela força mecânica e pelos engates das engrenagens.

Como já dissemos, as engrenagens funcionam aos pares, como “macho e fêmea”, “côncavo e convexo”. Vai ser a partir de sua conexão que se irá gerar força e, via de consequência, energia para o movimento. Elas possuem dentes e encaixes respectivos, uma se conectando a outra em um movimento recíproco e contínuo. Eles se dispõem em círculo, para a produção de energia cinética. O exemplo mais claro de boa utilização das engrenagens de maneira comum na vida cotidiana são as escadas rolantes!

A movimentação circular e de ângulo zero entre as engrenagens garante a energia cinética – lembra-se das aulas de física do ensino médio? Ela irá garantir a velocidade contínua e os torques constantes, indispensáveis para a movimentação a ser obtida.  

É claro, as engrenagens devem ser cuidadosamente moldadas e produzidas, para que o seu movimento seja uniforme e contínuo (em velocidade única). Há necessidade de precisão na produção das engrenagens, e precisão, você sabe, é com a Precismec!

Produzimos engrenagens, desde as cônicas e de tamanhos variados, como as helicoidais (em forma de parafuso ou hélice), ou hipoides (com eixos que não se cruzam). Há também as famosas cremalheiras: barras de dente que transformam o movimento rotativo em retilíneo e vice-versa.

Confira nosso site e entre em contato para falar com um consultor.

Leia também

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!