Ferramentas mais usadas

20/07/2022

Elas são peças chaves para quase todo tipo de trabalho, e claro que merecem um texto por aqui…Ferramentas são extremamente úteis e servem para produzir um item ou realizar uma tarefa várias vezes e com mais agilidade. São usadas em diferentes áreas ou atividades específicas e podem ter designações diferentes, como instrumento, utensílio, máquina ou aparelho. Siga com a leitura e entenda sobre as ferramentas mais usadas.

História

Segundo a antropologia, o uso de ferramentas foi um passo importante na história da humanidade. O polegar opositor, marca registrada da evolução biológica do homem, ajudou na criação e utilização de ferramentas. No início, elas eram feitas de materiais perecíveis, como gravetos de madeira ou pedras não modificadas. Mais tarde, há 2,5 milhões de anos, o homem entendeu que era possível fabricar os próprios utilitários com pedras.

Uma das primeiras ferramentas conhecidas foi o machado de mão. Com elas, o homem conseguiu realizar façanhas como matar uma presa para se alimentar ou usar uma foice para a agricultura.

Classificação das ferramentas

Ferramentas de corte, tais como a faca, foice ou foice, têm forma de cunha e produzem uma força de cisalhamento ao longo de uma face estreita. Idealmente, a aresta da ferramenta tem de ser mais dura do que o material a ser cortado, ou então a lâmina irá ficar cega com o uso repetido. Mas mesmo ferramentas resilientes exigem afiação periódica, com a remoção do desgaste de deformação da borda. Outros exemplos de ferramentas de corte incluem goivas e brocas.

Ferramentas móveis servem para mover objetos grandes e pequenos, como o martelo move o prego, por exemplo. No caso da chave de fenda, a força rotacional é chamada de binária. Outras ferramentas bastante conhecidas são a chave inglesa, as serras (manuais e elétricas)

Existem, ainda, ferramentas que fazem alterações químicas, incluindo temperatura e ignição, como isqueiros e maçaricos, ferramentas de modelagem, tais como moldes, gabaritos e espátulas e ferramentas de fixação, como soldadores e pistolas de pregos ou cola.

Um rolo de janela em um carro pode ser facilmente substituído por um par de garras ou alicates regulares. Nesse caso, eles são usados para seus propósitos não intencionais, como de substituição temporária.

Ferramentas manuais

Os instrumentos manuais dependem diretamente do trabalho à ser realizado. Um eletricista pode não necessitar das mesmas ferramentas de um caldeireiro, por exemplo. Um marceneiro pode precisar de cinzéis, mas quem trabalha com solda provavelmente não. Por outro lado, um eletricista pode precisar de um voltímetro, mas um carpinteiro não.

E por aí no seu trabalho, qual ferramenta é essencial??? Conta pra gente nos comentários…

Gostou de saber mais sobre as ferramentas mais usadas? Continue seguindo nosso blog.

Leia também

Erros frequentes na usinagem

Erros frequentes na usinagem

A usinagem de materiais é um procedimento industrial que fabrica peças e ferramentas com corte e modelagem precisos...

Coluna de flotação

Coluna de flotação

A flotação é um processo de separação de impurezas do meio aquoso, assim como a decantação.Na decantação há a...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe!