O que é garra negativa na solda

01/07/2020

A solda e a caldeiraria são cheias de segredos. O nome “Garra Negativa” lembra alguma coisa? Não, não é o nome de nenhum vilão de filme de super herói. A Garra Negativa é um equipamento de soldagem também conhecido como “Grampo Terra”. Ele é utilizado para conexão terra (retorno da corrente para a máquina), em processos de soldagem.

Isso é importante porque ela funciona acoplada à máquina de solda e impede que a corrente elétrica gerada, evitando o superaquecimento da ferramenta e, assim, que ele descole, derreta ou queime durante o trabalho.

Como todo aparelho de engate, a Garra Negativa ou Grampo Terra devem ser leves, fáceis de conectar, seguros e com blindagem nas partes interligadas. Mas também não basta que o equipamento seja bom, é necessária também bastante prudência e prevenção por parte de seu operador, o colaborador responsável pela soldagem.

Ele deve verificar sempre se cabos e grampos estão conectados, não estão úmidos, e deve zelar pela conexão, verificando se todos os conectores estão enroscados conforme o manual do produto e as boas práticas recomendam.

Esse tema é bem diferente , não é mesmo? Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro das rotinas e serviços prestados pela Precismec!

Leia também

Trocadores de calor industriais

Trocadores de calor industriais

Desde a pré história o homem se preocupou em trocar calor, criando dispositivos então rudimentares que permitiam o...

Teste de cargas para geradores

Teste de cargas para geradores

Quando se fala em teste de carga, tenha em mente que pode ser de dois tipos: teste de carga de obra e teste de carga...

Fabricação de calhas

Fabricação de calhas

Pode até soar estranho, mas a fabricação de calhas também é um ramo da usinagem, e envolve caldeiraria leve (as vezes...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe!