Impelidores e onde comprar

16/11/2023

Vamos parar de confusão! Não dá pra embaralhar os termos “impelidor”,  “misturador” e “agitador” no mundo da terminologia das atividades industriais. Os misturadores ou agitadores são equipamentos utilizados para homogeneizar materiais de composições variadas, misturando-os (o próprio nome já diz).

Com a atividade de mistura e agito se consegue dispersar ou aglutinar líquidos, misturar líquidos com sólidos, dispersar gases e acelerar reações químicas, dentre outras utilidades que permitirão incrementar a atividade industrial  farmacêutica, alimentícia e química.  Já os agitadões são geralmente magnéticos e utilizam imãs para impulsionar substâncias e não somente a energia mecânica-cinética.

Já os impelidores são os responsáveis pela harmonização dos padrões de fluxo de líquidos nos vasos as estruturas industriais. Ao se lembrar de um impelidor, se recorde de uma “hélice” submersa, como a do motor de uma embarcação. É um exemplo rudimentar, mas é mais ou menos assim que o impelidor funciona, misturando e gerando força centrífuga que permita o deslocamento da substância propulsionada.

Em equipamentos mecânicos, como bombas e ventiladores, o termo “impelidor” refere-se a uma peça fundamental que tem a função de movimentar fluidos (líquidos ou gases) dentro do sistema. O impelidor é projetado para gerar fluxo, criando pressão e movimentando o fluido através do equipamento.

Os impelidores podem ter diferentes formas e designs, dependendo da aplicação específica. Os tipos comuns de impelidores incluem:

  1. Impelidor de Pás Radiais: Possui pás que se estendem radialmente do centro para fora, proporcionando um fluxo centrífugo.
  2. Impelidor de Pás Axiais: As pás se estendem ao longo do eixo do impelidor, proporcionando um fluxo mais axial.
  3. Impelidor Misto: Combina elementos radiais e axiais para proporcionar um fluxo misto.
  4. Impelidor Centrífugo: Projetado para gerar um fluxo centrífugo, com pás curvas para direcionar o fluido para fora.
  5. Impelidor Axial: Projetado para gerar um fluxo mais linear ao longo do eixo.

Os impelidores podem ser comprados nas grandes empresas de usinagem e caldeiraria industrial, ou podem ser projetados e montados por estas mesmas empresa – procure uma boa, com bom nome e história. Credibilidade é tudo. Procure a Precismec!

Leia também

O fluxo de solda

O fluxo de solda

Fluxo de solda ou fluxo de soldagem como também pode ser chamado, é um material utilizado no processo de soldagem para...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!