Impermeabilização de tanques industriais

06/09/2022

Os tanques industriais são utilizados para reservar líquidos ou gases, e os tipos são os mais variados, dependendo do segmento da indústria. A Precismec produz todo tipo de tanque e hoje vem aqui dar dicas de impermeabilização de tanques industriais, siga com a leitura.

Tanques industriais

É possível reservar não apenas água, mas também produtos químicos, efluentes, e podem ser construídos com materiais diversos, como concreto, metal, plásticos e materiais compósitos.

Sempre no caso do uso do concreto, é importante frisar a importância da impermeabilização, uma vez que este não se trata de um material 100% impermeável, e a infiltração de líquidos pode causar danos e comprometer a segurança estrutural do tanque industrial.

Características do tanque industrial

Os tanques industriais são feitos, na maior parte dos casos, em formato cilíndrico e na vertical.

Contudo, o formato é feito para atender a demanda da indústria, e podem ser feitas modificações do projeto conforme especificação.

Existem basicamente três formas de se fazer um reservatório ou tanque industrial:
  • Enterrado: quando o tanque é construído enterrado é preciso se preocupar com os esforços laterais nas paredes do reservatórios, tanto interna quanto externamente.
  • Apoiado: O tipo mais comum, quando o tanque está apoiado no solo. Um cuidado importante, nestes casos, é garantir a estabilidade do solo e da fundação do tanque para evitar recalques diferenciais.
  • Elevado: Quando o tanque ou reservatório não está em contato com o solo, ele é denominado de reservatório elevado. Nestes casos, problemas com infiltração e percolação de água poderão ser notados na parte inferior do tanque, se ocorrerem.

Existe também um conceito de semi-enterrado ou semi-apoiado, quando o tanque está com parte enterrada e parte apoiada.

A importância da impermeabilização de tanques industriais

Segue abaixo principais motivos para ser feito periodicamente a impermeabilização:

Segurança Estrutural

A umidade é a causa de patologias sérias nas estruturas de concreto.

No caso de reservatórios e tanques industriais, é de fundamental importância proteger as estruturas das infiltrações, de forma que as seções dos elementos fiquem preservadas.

Vazamentos

Os vazamentos de um tanque industrial podem ocasionar sérios riscos ambientais, dependendo do líquido que está sendo reservado.

Como estes líquidos perigosos podem chegar à rios, lagos e lençol freático, existe um risco grave de contaminação da água e também do solo.

 Por essa razão, existe uma preocupação de órgãos governamentais para evitar que esse tipo de problema aconteça, e as multas por danos ambientais são altas.

Prolongar a vida útil

A infiltração de água, mesmo quando não representa risco extremo de colapso ou ruína da estrutura, ainda pode gerar problemas para os usuários.

Em geral, os principais problemas são a proliferação de matéria orgânica, presença de fungos, bactérias, musgo, lodo e demais contaminantes.

Além desses, o aspecto visual da superfície fica bastante comprometido devido à presença de tanta matéria orgânica em um ambiente mal impermeabilizado.

Todos estes fatores em conjunto contribuem para a vida útil do tanque industrial seja diminuída.

Conseguiu entender um pouco mais sobre a impermeabilização de tanques industriais? Continue seguindo nosso blog e fique por dentro de assuntos relacionados…

Leia também

Fabricante de calha

Fabricante de calha

              Pode parecer que não, mas a fabricação de calhas também é um ramo da usinagem, e envolve caldeiraria...

Transporte de Peças Gigantes

Transporte de Peças Gigantes

A Precismec fabrica todo tipo de peças, isso vocês já sabem, mas uma dúvida comum em nossos parceiros e colaboradores...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!