Importância da usinagem para indústrias

14/07/2021

A usinagem submete um material bruto à ação de uma máquina e/ou ferramenta para ser trabalhado. Existem vários processos de usinagem, entre eles : serramento, aplainamento, torneamento, fresagem, furação, brochamento, eletroerosão.

A Usinagem é isso: o processo de fabricação de peças industriais a partir de peças brutas. Seu material é removido, cortado com auxílio de precisas ferramentas de corte. A partir do “cavaco” obtido no processo se obtém uma nova peça com as formas e dimensões desejadas e conforme o projeto previamente elaborado.

Assim é que ela produz peças industriais a partir do corte da matéria bruta. Seja a usinagem convencional, através do corte, ou não convencional, através de outras tecnologias a base do calor, será necessária a dedicação de profissionais com tradição no mercado, munidos de tecnologia de ponta e conhecimento e precisão naquilo que fazem. Justamente o caso da Precismec.

A usinagem é a responsável pela fabricação das peças automotivas e de aeronaves e embarcações. Ela também é a responsável pela construção de peças eletrônicas e eletrodomésticas. Ou seja, estão presentes em todos os setores industriais e econômicos, daí sua importância.

A usinagem industrial é atividade essencial para o funcionamento da cadeia produtiva industrial, porque dá forma a peças que serão utilizadas em cadeias de produção industrial com atividade incessante e importante para a produção e fornecimento de bens e serviços pelo país afora. E é indispensável porque sem ela as demandas industriais, a necessidade de produtos industrializados no mercado, não seria atendida.

A usinagem industrial está presente no setor bélico (armas), automotivo (veículos), de energia (hidrelétricas, plataformas), agrícola (moagem, silagem, extração), dentre inúmeros outros. A usinagem vai criar ou remontar ou manutenir (fazer a manutenção) de peças industriais a partir de um projeto, testando-a e submetendo-a a desgastes planejados e periódicos garantindo sua longevidade útil e seguro funcionamento.

A usinagem vai criar peças inexistentes no mercado, como também irá reproduzi-las conforme modelos pré-existentes, ou reformar e consertar outras peças, sempre através de trabalho de tornearia , madrilhamento,  caldeiraria e torneamento.  O ferramental é variado, mas o fundamento é pegar material bruto e pesado e dar-lhe forma e funcionalidade para a indústria.

E você, conhece a Precismec?? Saiba mais sobre a nossa empresa, clicando aqui.

Leia também

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!