O que é a inspeção dimensional na usinagem?

24/02/2022

A caldeiraria é um ramo da usinagem. Já vimos aqui que na caldeiraria se trabalham peças metálicas a partir de 2 milímetros de espessura, criando estruturas e equipamentos. A usinagem é o processo de fabricação de peças industriais a partir de peças brutas. Seu material é removido, cortado com auxílio de precisas ferramentas de corte. A partir do “cavaco” obtido no processo se obtém uma nova peça com as formas e dimensões desejadas e conforme o projeto previamente elaborado. A partir disso, produz peças industriais a partir do corte da matéria bruta. Seja a usinagem convencional, através do corte, ,ou não convencional, através de outras tecnologias a base do calor, será necessária a dedicação de profissionais com tradição no mercado, munidos de tecnologia de ponta e conhecimento e precisão naquilo que fazem.

Inspeção dimensional

Tanto quanto na caldeiraria em sentido estrito, quanto na usinagem em sentido amplo, é necessária a inspeção dimensional para verificar as peças produzidas conforme suas dimensões metrológicas. Mas o que é isso? Bem, é necessário investigar periodicamente se as dimensões, o tamanho, de cada peça e de seus componentes, corresponde ao montante projetado e, assim, suporta seu funcionamento sob pressão e conectados os componentes em trabalho coletivo. Assim é possível avaliar sua “intercambalidade”, ou seja, a capacidade dos componentes de funcionarem conectados em uma mesma estrutura.

A inspeção dimensional, tanto na caldeiraria quanto na usinagem, é disciplinada pela NR 2109 que subdivide este tipo de inspeção conforme seu objeto: poderá ser tubular, topográfica ou mecânica. Em qualquer caso, indispensável ao bom funcionamento da peça, otimização de seu desempenho e prolongamento de sua vida útil, sempre com segurança para os colaboradores envolvidos no seu funcionamento.

Gostou desse texto? Continue seguindo nosso blog.

Leia também

Misturadores Industriais

Misturadores Industriais

O termo misturador é bem comum, mas muito abrangente.... É preciso entender que na construção civil o termo...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe!