Inspetor de Líquido Penetrante, o que faz?

25/02/2021

A atividade industrial é uma atividade científica! Ponha isto na cabeça: a linha de montagem industrial não é só apertar parafusos e botões, não é só atividade braçal. Mesmo quando a atividade industrial é dominada pela robótica, há profissionais humanos por detrás das máquinas, revisando-as, montando-as, operando-as e garantindo o seu funcionamento.

Então, é necessário conferir, inspecionar, revisar cada etapa da atividade industrial, principalmente nas áreas de caldeiraria e usinagem, que envolvem uma precisão, um perfeccionismo e uma técnica quase artística de construção e remodelamento de peças industriais.

É importante, na peça, detectar porosidades, trincas e bolhas em materiais pesados, sobretudo metálicos, que foram forjados, laminados ou soldados. Esse “cara” é o inspetor de líquidos penetrantes. Após as inspeções, ele emite laudos técnicos aprovando ou reprovando serviços e peças conforme indicações que geralmente enumera em seus estudos e conferências.

Este profissional é considerado de altíssima especialização e capacitação, tanto que um inspetor de líquidos corrosivos nível 2 precisa de dois cursos, de carga horária de 40 e 64 horas, respectivamente. Na prática, é um gerente de qualidade, e  seu salário médio oscila em torno de sete mil reais no mercado de trabalho brasileiro.

Gostou do texto? Continue seguindo nosso blog

Leia também

Usinagem de Ferro Fundido

Usinagem de Ferro Fundido

A usinagem de ferro fundido é um processo crucial para a fabricação de componentes metálicos, amplamente utilizado nas...

Fabricante de calha

Fabricante de calha

              Pode parecer que não, mas a fabricação de calhas também é um ramo da usinagem, e envolve caldeiraria...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!