Inspetor de Líquido Penetrante, o que faz?

25/02/2021

A atividade industrial é uma atividade científica! Ponha isto na cabeça: a linha de montagem industrial não é só apertar parafusos e botões, não é só atividade braçal. Mesmo quando a atividade industrial é dominada pela robótica, há profissionais humanos por detrás das máquinas, revisando-as, montando-as, operando-as e garantindo o seu funcionamento.

Então, é necessário conferir, inspecionar, revisar cada etapa da atividade industrial, principalmente nas áreas de caldeiraria e usinagem, que envolvem uma precisão, um perfeccionismo e uma técnica quase artística de construção e remodelamento de peças industriais.

É importante, na peça, detectar porosidades, trincas e bolhas em materiais pesados, sobretudo metálicos, que foram forjados, laminados ou soldados. Esse “cara” é o inspetor de líquidos penetrantes. Após as inspeções, ele emite laudos técnicos aprovando ou reprovando serviços e peças conforme indicações que geralmente enumera em seus estudos e conferências.

Este profissional é considerado de altíssima especialização e capacitação, tanto que um inspetor de líquidos corrosivos nível 2 precisa de dois cursos, de carga horária de 40 e 64 horas, respectivamente. Na prática, é um gerente de qualidade, e  seu salário médio oscila em torno de sete mil reais no mercado de trabalho brasileiro.

Gostou do texto? Continue seguindo nosso blog

Leia também

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!