A importância da logística para um projeto industrial

empreendedor estudando sobre logística

20/08/2020

A logística é a ciência de organização de projetos, com elaboração de métodos para a  realização em período de tempo razoável da meta visada na realização do empreendimento com relativa economia de custo , esforço e com qualidade dedicada ao produto final.

No mercado e na indústria, a logística é essencial, porque dela dependerão todos os resultados visados pelo empreendedor, seja através da linha de produção, do planejamento, da venda ou da administração de Recursos Humanos. Neste panorama, a logística industrial se tornou indispensável para a produção em diversos setores da economia.

A logística abrange não somente depósito ou armazenamento de matéria-prima ou do produto acabado, mas também do cálculo atuarial, análise de risco da produção, gestão de estoque e de recursos humanos ligados à produtividade (e sua capacitação continuada). Além, é claro, do abastecimento e distribuição.

No que se refere especificamente à logística industrial, pode-se aferir de sua correta aplicação a descoberta e escolha do produto certo para determinada faixa de mercado e o perfil do cliente adequado para o custeio do projeto, tudo isto através de procedimentos intermediários previamente engendrados por técnicos proficientes neste importante ramo do empreendedorismo industrial.

A logística irá cuidar, ainda, do gerenciamento estratégico da matéria prima e da sua transformação durante todas as etapas da produção industrial e, depois e além, da análise de mercado, controle da eficiência do projeto e do produto e sua venda e pós-venda finais e respectivo custo, além do controle de perdas.

Gostou do texto? Continue seguindo nosso blog...

Leia também

Trocadores de calor industriais

Trocadores de calor industriais

Desde a pré história o homem se preocupou em trocar calor, criando dispositivos então rudimentares que permitiam o...

Teste de cargas para geradores

Teste de cargas para geradores

Quando se fala em teste de carga, tenha em mente que pode ser de dois tipos: teste de carga de obra e teste de carga...

Fabricação de calhas

Fabricação de calhas

Pode até soar estranho, mas a fabricação de calhas também é um ramo da usinagem, e envolve caldeiraria leve (as vezes...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe!