A importância da logística para um projeto industrial

empreendedor estudando sobre logística

20/08/2020

A logística é a ciência de organização de projetos, com elaboração de métodos para a  realização em período de tempo razoável da meta visada na realização do empreendimento com relativa economia de custo , esforço e com qualidade dedicada ao produto final.

No mercado e na indústria, a logística é essencial, porque dela dependerão todos os resultados visados pelo empreendedor, seja através da linha de produção, do planejamento, da venda ou da administração de Recursos Humanos. Neste panorama, a logística industrial se tornou indispensável para a produção em diversos setores da economia.

A logística abrange não somente depósito ou armazenamento de matéria-prima ou do produto acabado, mas também do cálculo atuarial, análise de risco da produção, gestão de estoque e de recursos humanos ligados à produtividade (e sua capacitação continuada). Além, é claro, do abastecimento e distribuição.

No que se refere especificamente à logística industrial, pode-se aferir de sua correta aplicação a descoberta e escolha do produto certo para determinada faixa de mercado e o perfil do cliente adequado para o custeio do projeto, tudo isto através de procedimentos intermediários previamente engendrados por técnicos proficientes neste importante ramo do empreendedorismo industrial.

A logística irá cuidar, ainda, do gerenciamento estratégico da matéria prima e da sua transformação durante todas as etapas da produção industrial e, depois e além, da análise de mercado, controle da eficiência do projeto e do produto e sua venda e pós-venda finais e respectivo custo, além do controle de perdas.

Gostou do texto? Continue seguindo nosso blog...

Leia também

O que é o escareamento

O que é o escareamento

A usinagem cria e transforma peças industriais, de parafusos a roldanas e muito mais, por meio de diversos processos...

Materiais que podem ser usinados

Materiais que podem ser usinados

Se chama “usinabilidade” a otimização do método para submissão de materiais sólidos pesados a diferentes técnicas de...

O que é trepanamento

O que é trepanamento

A usinagem industrial se destina à fabricação de peças e ferramentas a partir do corte preciso e da modelagem de...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!