Manutenção em moinhos, como fazer?

09/07/2021

Como fazer manutenção em moinhos? Eles são utilizados desde a idade média, hoje, com a onda da energia eólica, o moinho volta à moda como forma de suprir energia elétrica através da força dos movimentos que move suas pás ou nós, mas também é muito utilizado, principalmente usado, para a moagem, seja de grãos ou de minérios.

Quer saber como fazemos manutenção em moinhos e sua importância? Continue a leitura.

Como o moinho funciona

O moinho é composto de duas mós postas uma sobre a outra, movidas pelo vento, água ou motor.

Eles são comuns no ambiente industrial, ainda que sua tecnologia avançada deixe para trás aquelas ideias românticas de moinhos rurais funcionando somente através de mós.

Eles podem ser de baixa, média ou alta rotação, porque possuem rotores mecânicos que funcionam através de um motor. Os moinhos atuais também podem ser de bolas ou “martelo”, vale ressaltar. Neste último caso ele irá quebrar o material a ser moído, fazendo sólidos virarem grãos, enquanto o de bolas vai realizar a moagem através da colisão de esferas com o material a ser submetido a este mesmo processo de moagem.

Utilidade do moinho

É importante salientar aqui que o principal objetivo da moagem é a redução do tamanho dos ingredientes a ele submetidos pela força do impacto, corte ou atrito. Isto determinará o tamanho das partículas dos ingredientes destinados à fabricação de rações, cereais, grãos em geral.

O tamanho será importante não somente na silagem, mas também na digestibilidade dos nutrientes provenientes do material moído, no caso de grãos.

Sua manutenção é de extrema importância para a melhor execução da tarefa.

Manutenção dos moinhos

Aqui estamos falando dos moinhos industriais, não aqueles caseiros ou utilizados exclusivamente para a moagem de grãos – poderão até fazê-lo, mas em grande escala.

Os moinhos industriais, assim como diversos outros equipamentos utilizados na indústria, são compartimentados, e por isso é inevitável a importância de cada um destes componentes.

Os moinhos industriais precisam de manutenção pelo menos a cada um ano e meio de uso, o que recomenda paradas técnicas programadas.

Portanto, não podem se dar ao luxo de simplesmente “parar de funcionar” por algum defeito técnico.

Para que isto não ocorra, como qualquer dispositivo industrial de alta complexidade, tanto a manutenção preditiva (que testa o dispositivo em condições limite), quanto a preventiva (que evita danos na utilização) são imprescindíveis.

Para fazer a manutenção desse tipo de equipamento é preciso uma equipe técnica capacitada.

Para fazer a manutenção em moinhos, entre em contato com a gente.

Leia também

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!