Os cuidados para uma manutenção excepcional

07/08/2020

Diferente das estratégias de manutenção preventivas e preditivas, que visam evitar problemas de engenharia na linha de produção industrial, a manutenção excepcional, como o próprio nome já diz, não se encontra regularmente prevista no cronograma da empresa e geralmente ocorre diante de um caso fortuito, não estimado e nem previsto pelo gestor.

Mas cuidado, aqui! A manutenção excepcional não significa necessariamente que tenha ocorrido um problema grave e imprevisível na indústria. Muito antes pelo contrário, quando a realiza a empresa extrapola as manutenções meramente corretivas e emergenciais e adota postura proativa, viabilizando a otimização da atividade industrial, minimizando o tempo de parada necessário para as demais manutenções, programando melhor sua equipe técnica.

É uma solução simples, porque torna imprevisível o momento da parada, e não necessariamente significa que ela decorra de um problema ou fato grave no funcionamento da escala produtiva. Ser imprevisível não significa não ser planejada: toda equipe técnica deve ser treinada e estar a postos tão logo deliberada a parada, o que facilita a inspeção e instalação de medidores e outros equipamentos de controle de eficiência e segurança na produção.

Confiabilidade

A manutenção excepcional visa implantar práticas de manutenção centrada em confiabilidade (Reliability Centered Maintenance – RCM), que permite otimizar o monitoramento das atividades implementadas. Esta espécie de manutenção é excepcional não porque seja inesperada, mas porque vai além da rotina ao averiguar a capacidade e condição das máquinas, o tempo de produção e de escoamento desta produção, o que vai além das manutenções preventivas e preditivas (estas mais simples). Não é por outro motivo que, geralmente, na parada para manutenção excepcional se economiza tempo com a utilização de mão de obra técnica, especializada, estranha à rotina da empresa e altamente capacitada.

Aqui na Precismec todas as medidas preventivas são tomadas visando a segurança dos colaboradores e o melhor desenvolvimento de nossas demandas!

Leia também

Trocadores de calor industriais

Trocadores de calor industriais

Desde a pré história o homem se preocupou em trocar calor, criando dispositivos então rudimentares que permitiam o...

Teste de cargas para geradores

Teste de cargas para geradores

Quando se fala em teste de carga, tenha em mente que pode ser de dois tipos: teste de carga de obra e teste de carga...

Fabricação de calhas

Fabricação de calhas

Pode até soar estranho, mas a fabricação de calhas também é um ramo da usinagem, e envolve caldeiraria leve (as vezes...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe!