Os cuidados para uma manutenção excepcional

07/08/2020

Diferente das estratégias de manutenção preventivas e preditivas, que visam evitar problemas de engenharia na linha de produção industrial, a manutenção excepcional, como o próprio nome já diz, não se encontra regularmente prevista no cronograma da empresa e geralmente ocorre diante de um caso fortuito, não estimado e nem previsto pelo gestor.

Mas cuidado, aqui! A manutenção excepcional não significa necessariamente que tenha ocorrido um problema grave e imprevisível na indústria. Muito antes pelo contrário, quando a realiza a empresa extrapola as manutenções meramente corretivas e emergenciais e adota postura proativa, viabilizando a otimização da atividade industrial, minimizando o tempo de parada necessário para as demais manutenções, programando melhor sua equipe técnica.

É uma solução simples, porque torna imprevisível o momento da parada, e não necessariamente significa que ela decorra de um problema ou fato grave no funcionamento da escala produtiva. Ser imprevisível não significa não ser planejada: toda equipe técnica deve ser treinada e estar a postos tão logo deliberada a parada, o que facilita a inspeção e instalação de medidores e outros equipamentos de controle de eficiência e segurança na produção.

Confiabilidade

A manutenção excepcional visa implantar práticas de manutenção centrada em confiabilidade (Reliability Centered Maintenance – RCM), que permite otimizar o monitoramento das atividades implementadas. Esta espécie de manutenção é excepcional não porque seja inesperada, mas porque vai além da rotina ao averiguar a capacidade e condição das máquinas, o tempo de produção e de escoamento desta produção, o que vai além das manutenções preventivas e preditivas (estas mais simples). Não é por outro motivo que, geralmente, na parada para manutenção excepcional se economiza tempo com a utilização de mão de obra técnica, especializada, estranha à rotina da empresa e altamente capacitada.

Aqui na Precismec todas as medidas preventivas são tomadas visando a segurança dos colaboradores e o melhor desenvolvimento de nossas demandas!

Leia também

O que é o escareamento

O que é o escareamento

A usinagem cria e transforma peças industriais, de parafusos a roldanas e muito mais, por meio de diversos processos...

Materiais que podem ser usinados

Materiais que podem ser usinados

Se chama “usinabilidade” a otimização do método para submissão de materiais sólidos pesados a diferentes técnicas de...

O que é trepanamento

O que é trepanamento

A usinagem industrial se destina à fabricação de peças e ferramentas a partir do corte preciso e da modelagem de...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!