O que é máquina de oxicorte?

12/06/2020

Primeiramente, o oxicorte é o processo de separação de metais utilizando-se calor e uma violenta reação de oxidação com oxigênio puro. A construção básica do processo consiste em aplicar uma chama de aquecimento ao metal até o mesmo atingir seu ponto de ignição. A máquina de oxicorte, é uma ferramenta potente usada para esse fim.

Vamos conhecer mais sobre ela?

Princípios do Oxicorte

O processo de oxicorte, é uma etapa fundamental na preparação de chanfros para juntas de solda, corte de chapas e perfis não metálicos.

Nessa operação o metal (liga de ferro) é aquecido à temperatura de ignição ou queima (abaixo do ponto de fusão) por uma chama oxicombustível (chama de pré-aquecimento).

Logo depois, o metal é rapidamente oxidado por um jato de oxigênio (oxigênio de corte). O óxido formado se funde e flui, sendo expelido pela ação do jato de oxigênio, expondo a este jato mais metal, dando continuidade a reação. A operação prossegue auto sustentada, pois a reação química entre o ferro e o oxigênio se dá com forte desprendimento de calor (reação exotérmica).

Este calor liberado mantém a condição necessária para a combustão,ajudado por uma menor parcela de calor proveniente da chama de pré-aquecimento.

Quando combinamos o movimento em um sentido e direção desejados, podemos manter a reação controlada, uma vez que o próprio jato de oxigênio remove o material oxidado, dando vez a continuidade desta reação no mesmo sentido do movimento executado.

A continuidade do processo forma um sulco no material, que chamamos de sangria. A diferença entre o posicionamento do jato de corte e a zona de expulsão do óxido fundido, na parte inferior da chapa, denomina-se de arrasto.

Máquina de Oxicorte: processo de funcionamento

A máquina de oxicorte pode ser um equipamento portátil ou fixo, e é basicamente usada em estaleiros, construções, siderúrgicas e indústrias metalúrgicas , por cortar o aço com maior rapidez e mais barato que os processos mecânicos.

Esta técnica clássica corta chapas de aço de 300 mm ou mais grossas, com boa economia. Em chapas de aço carbono de 6 mm de espessura, é possível alcançar velocidades de 700 mm/min , cortando chapas ao mover o maçarico ao invés da chapa.

Como a chama gerada pela máquina é simétrica, ela pode mudar, instantaneamente, a direção de corte durante a operação, sem perdas da qualidade e nem da velocidade inicial. Devido à superfície cortada ser lisa e uniforme, este método é indicado para o corte de chanfros e para as preparações conjuntas com um ou mais maçaricos, acelerando a produção subsequente.

Enfim, vale a pena considerar que o processo de oxicorte produz uma zona afetada pelo calor maior que as outras técnicas térmicas, podendo causar distorções e tensões residuais nas chapas mais finas.

Aqui na Precismec temos profissionais gabaritados para trabalhar com os tipos de processo feito pela máquina de oxicorte!

Gostaria de saber mais sobre esse processo? Entre em contato,agende uma visita e venha conhecer mais sobre nossos processos.

Leia também

Trocadores de calor industriais

Trocadores de calor industriais

Desde a pré história o homem se preocupou em trocar calor, criando dispositivos então rudimentares que permitiam o...

Teste de cargas para geradores

Teste de cargas para geradores

Quando se fala em teste de carga, tenha em mente que pode ser de dois tipos: teste de carga de obra e teste de carga...

Fabricação de calhas

Fabricação de calhas

Pode até soar estranho, mas a fabricação de calhas também é um ramo da usinagem, e envolve caldeiraria leve (as vezes...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe!