O que é uma moega e sua utilidade

05/08/2020

Na atividade industrial, a moega é uma espécie de trapiche ou canoura – isso não melhora muito, né? Mas a moega é facilmente discernível na linha de produção de engenharia industrial, porque é uma peça geralmente de metal destinada ao depósito de materiais que serão moídos, transformados e triturados.

Na raiz da palavra, moega é uma variação da palavra “moenga”, esta mais conhecida (ou menos desconhecida) na língua portuguesa. Quer dizer o nome genérico da peça de moinho, a mó, destinada à atividade de moagem propriamente dita.

Muito comum em silos, a moega é destinada ao depósito de grãos a granel, mesmo depois de triturados. Ela se encontra inserida na cadeia produtiva de grãos, cujas unidades se dedicam à recepção, limpeza, secagem e armazenamento do material já triturado.

A linha produtiva relacionada à cadeia de grãos deve possuir máquinas de pré-limpeza e secadores, transportadoras e dispositivos (estruturas) indispensáveis ao acondicionamento e processamento destes grãos, e é aí neste ponto que entra a “moega”, estruturas utilizadas para a recepção do produto a granel já ao fim e ao cabo da cadeia produtiva.

Ela é uma estrutura metálica, já abandonou a compleição histórica antiga que a realizava em madeira. Suas faces internas possuem um ângulo de inclinação superior a 40 graus, permitindo que a massa de grãos não fique retida no ângulo de repouso da moega, mesmo se repleta ainda de impurezas.

Um termo bem diferente, não é mesmo?? Continue seguindo nosso blog e fique por dentro…

Leia também

O que é o escareamento

O que é o escareamento

A usinagem cria e transforma peças industriais, de parafusos a roldanas e muito mais, por meio de diversos processos...

Materiais que podem ser usinados

Materiais que podem ser usinados

Se chama “usinabilidade” a otimização do método para submissão de materiais sólidos pesados a diferentes técnicas de...

O que é trepanamento

O que é trepanamento

A usinagem industrial se destina à fabricação de peças e ferramentas a partir do corte preciso e da modelagem de...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!