O que a caldeiraria faz e qual sua importância

06/04/2022

Já falamos bastante por aqui sobre a caldeiraria, mas é sempre importante lembrar dessa área que agrega valor na montagem industrial desde a baixa idade média, ganhando espaço até estar lado a lado com as áreas de engenharia e usinagem – a responsável pela criação e reparo de peças e dispositivos da indústria pesada. Mas o que a caldeiraria faz, afinal?

Confira abaixo tudo que você precisa saber sobre essa ciência milenar.

O que a caldeiraria faz?

A caldeiraria trata do corte, preparação e soldas em chapas metálicas, em três dimensões. Ela fabrica e repara objetos e equipamentos por meio de prévios esboços e projetos, permitindo um corte e solda precisos, parar um instrumental final infalível.

A peculiaridade desse ramo é lidar com chapas metálicas que são cortadas, trabalhadas, praticamente lapidadas, para alcançar a forma desejada no projeto.

Na caldeiraria se constroem peças tridimensionais por meio do corte para montagem destas chapas, que devem obrigatoriamente ter espessura maior do que 2 milímetros. Abaixo dessa espessura, a atividade deixa de ser caldeiraria para se transformar em funilaria ou lanternagem.

Tipos de caldeiraria

A caldeiraria pode ser leve ou pesada, conforme o material a ser formatado.

A caldeiraria leve produz itens menos rebuscados e de menor tamanho, como calhas, estantes, tubulações, defensas metálicas (guard rail), tanques e vasos de pressão.

Já a caldeiraria pesada trata de estruturas de peças e tecnologias específicas (equipamentos) que irão compor a indústria – ela utiliza aços e ligas metálicas, e assim irá produzir tanques, maquinários, pontes, embarcações, plataformas, grandes silos e demais estruturas de armazenagem e transporte que irão se conectar à linha de produção industrial.

A caldeiraria é uma área indispensável no setor industrial de diversos ramos, como metalurgia, siderurgia, alimentação, lácteos, mineração e tantos outros, sendo de estrita necessidade na fabricação de maquinas como moegas e filtros de manga, por exemplo.

Gostou de reforçar mais sobre o assunto caldeiraria? A Precismec é especialista nesse ramo, em caso de dúvida entre em contato.

Leia também

Misturadores Industriais

Misturadores Industriais

O termo misturador é bem comum, mas muito abrangente.... É preciso entender que na construção civil o termo...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe!