O que é a calandragem

imagem mostra uma máquina de calandra

10/06/2020

Você sabe o que é calandragem? Ainda que seja um processo fundamental — e aparentemente simples — no desenvolvimento de peças e materiais para indústria, com o intuito de facilitar a fabricação e manutenção de peças, ela é praticamente desconhecida do público em geral, mesmo estando presente na confecção e manutenção de diversas peças para maquinário industrial.

Quer conhecer mais sobre esse processo?

Conheça a calandragem

Calandragem é um processo que curva ou desempena materiais através de cilindros aquecidos dispostos de diversas formas.

Ainda que o objetivo final de cada processo de calandragem seja diferente — em nossa indústria, por exemplo, usamos a calandragem para modelar peças em metais, mas outras indústrias usam a calandragem para dar forma a polímeros plastificados ou até mesmo íon-lítio (pilhas e baterias) —, o comum é o uso da calandra, que são dois ou mais rolos contra-rotantes (em geral, mas há casos dos rolos girarem no mesmo sentido, variando a velocidade e inclinação, dependendo do material e finalidade desejada).

O número de cilindros pode variar conforme o material, o acabamento superficial desejado, a tecnologia aplicada, entre outros fatores, sendo a distância entre os cilindros o fator que determina a espessura do material.

Calandras

As calandras podem realizar curvas em tubos com alta precisão. Esses tubos podem ser redondos, quadrados, retangulares, em alumínio, inox,cobre, latão e outros, tudo dependendo da finalidade da peça final. As calandras podem trabalhar também com cantoneiras, vigas e diversos perfis, até mesmo em aço carbono.

Esse processo mecânico de produção de componentes de forma contínua é prático porque força o material por meio de uma matriz, adquirindo assim a forma pré-determinada por ela.

Entre as principais vantagens deste processo de calandragem está, por exemplo, a obtenção de um material com espessura constante, bom acabamento, obtenção de materiais rígidos ou flexíveis, alta produtividade e capacidade de atender a demandas com especificidades para qualquer indústria.

Concluindo, em nossa indústria o processo de calandragem é utilizado para modelar de maneira uniforme materiais destinados a produção de filmes planos, chapas e laminados, que são posteriormente confeccionados de maneira a dar origem a peças de maquinários para a indústria alimentícia, farmacêutica, automobilística, calçadista etc.

Então, ficou claro o que é calandragem? O processo é um pouco complexo para pessoas de fora da área, mas é rotina no nosso dia a dia, fazendo parte de diversos projetos de fabricação de peças.

Continue acompanhando nosso site para conhecer mais do nosso trabalho.

Leia também

Trocadores de calor industriais

Trocadores de calor industriais

Desde a pré história o homem se preocupou em trocar calor, criando dispositivos então rudimentares que permitiam o...

Teste de cargas para geradores

Teste de cargas para geradores

Quando se fala em teste de carga, tenha em mente que pode ser de dois tipos: teste de carga de obra e teste de carga...

Fabricação de calhas

Fabricação de calhas

Pode até soar estranho, mas a fabricação de calhas também é um ramo da usinagem, e envolve caldeiraria leve (as vezes...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe!