O que é a calandragem

imagem mostra uma máquina de calandra

10/06/2020

Você sabe o que é calandragem? Ainda que seja um processo fundamental — e aparentemente simples — no desenvolvimento de peças e materiais para indústria, com o intuito de facilitar a fabricação e manutenção de peças, ela é praticamente desconhecida do público em geral, mesmo estando presente na confecção e manutenção de diversas peças para maquinário industrial.

Quer conhecer mais sobre esse processo?

Conheça a calandragem

Calandragem é um processo que curva ou desempena materiais através de cilindros aquecidos dispostos de diversas formas.

Ainda que o objetivo final de cada processo de calandragem seja diferente — em nossa indústria, por exemplo, usamos a calandragem para modelar peças em metais, mas outras indústrias usam a calandragem para dar forma a polímeros plastificados ou até mesmo íon-lítio (pilhas e baterias) —, o comum é o uso da calandra, que são dois ou mais rolos contra-rotantes (em geral, mas há casos dos rolos girarem no mesmo sentido, variando a velocidade e inclinação, dependendo do material e finalidade desejada).

O número de cilindros pode variar conforme o material, o acabamento superficial desejado, a tecnologia aplicada, entre outros fatores, sendo a distância entre os cilindros o fator que determina a espessura do material.

Calandras

As calandras podem realizar curvas em tubos com alta precisão. Esses tubos podem ser redondos, quadrados, retangulares, em alumínio, inox,cobre, latão e outros, tudo dependendo da finalidade da peça final. As calandras podem trabalhar também com cantoneiras, vigas e diversos perfis, até mesmo em aço carbono.

Esse processo mecânico de produção de componentes de forma contínua é prático porque força o material por meio de uma matriz, adquirindo assim a forma pré-determinada por ela.

Entre as principais vantagens deste processo de calandragem está, por exemplo, a obtenção de um material com espessura constante, bom acabamento, obtenção de materiais rígidos ou flexíveis, alta produtividade e capacidade de atender a demandas com especificidades para qualquer indústria.

Concluindo, em nossa indústria o processo de calandragem é utilizado para modelar de maneira uniforme materiais destinados a produção de filmes planos, chapas e laminados, que são posteriormente confeccionados de maneira a dar origem a peças de maquinários para a indústria alimentícia, farmacêutica, automobilística, calçadista etc.

Então, ficou claro o que é calandragem? O processo é um pouco complexo para pessoas de fora da área, mas é rotina no nosso dia a dia, fazendo parte de diversos projetos de fabricação de peças.

Continue acompanhando nosso site para conhecer mais do nosso trabalho.

Leia também

Usinagem de Ferro Fundido

Usinagem de Ferro Fundido

A usinagem de ferro fundido é um processo crucial para a fabricação de componentes metálicos, amplamente utilizado nas...

Fabricante de calha

Fabricante de calha

              Pode parecer que não, mas a fabricação de calhas também é um ramo da usinagem, e envolve caldeiraria...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!