O que é a engenharia industrial?

03/11/2022

Esse termo é bastante usado aqui na Precismec, afinal nosso forte é mesmo adaptar cada projeto para as necessidades especificas de nossos clientes, dentro das indústrias e empresas em geral… Acompanhe a leitura e entenda melhor o que é a engenharia industrial.

Engenharia industrial

A engenharia industrial ocupa-se do projeto, melhoria e instalação de sistemas integrados de pessoas, materiais, informação, equipamentos e energia. Baseia-se em conhecimentos e técnicas especializadas juntamente com os princípios e métodos de análise e projeto de engenharia, para especificar, predizer e avaliar os resultados a serem obtidos, buscando aumentar produtividade e eficiência.

Mais recentemente, a engenharia industrial foi definida como o planeamento, projeto, implementação e melhoria de sistemas consistindo numa rede de processos através dos quais objetos sofrem transformações. Estas atividades são levadas a cabo para o benefício a longo prazo da empresa ou organização.

O que faz um engenheiro industrial

Um engenheiro industrial pode ter a designação de gestor de instalações, gestor de operações, gestor de materiais, gestor de qualidade total ou centenas de outros nomes. Qualquer que seja o nome, qualquer que seja a indústria – manufatura, mineração,retalho, saúde, transportes, banca, distribuição, governo, defesa – qualquer que seja o produto ou serviço – equipamento de computação e suportes lógicos, equipamento de identificação automática ou de movimentação de materiais, formação – a função é sempre a mesma – melhoria da produtividade pelo projeto, instalação e manutenção de sistemas integrados de pessoas, materiais, informação, equipamentos e energia.

Mais do que desempenhar uma função, o engenheiro industrial é o agente de uma mudança cultural da empresa que toma consciência de que a sua competitividade passa pelo constante questionamento da racionalidade dos seus circuitos e processos. É um colaborador seja fixo ou de uma empresa terceirizada, que a organização tem ao seu serviço para transformar as oportunidades em ações, através da coordenação e sistematização de soluções, cuja sinergia não se conseguiria de outro modo.

Na indústria, produtividade sem qualidade é uma má utilização de recursos. Qualidade sem produtividade é uma má utilização do tempo. Quando as duas são juntas, tanto na produção de bens, como no setor de serviços, tem-se a chave para o sucesso num mercado global competitivo.

Gostou de saber mais o que é a engenharia industrial? Continue seguindo nosso blog e fique por dentro de assuntos relacionados a indústria.

Leia também

Transporte de Peças Gigantes

Transporte de Peças Gigantes

A Precismec fabrica todo tipo de peças, isso vocês já sabem, mas uma dúvida comum em nossos parceiros e colaboradores...

Tipos de guindastes

Tipos de guindastes

A utilização do guindaste na realização de obras e serviços não só funciona, como é imprescindível. Além disso, vamos...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!