O que é o porta eletrodo

18/11/2022

Apesar de não ser conhecido pela maioria, o porta eletrodo é fundamental para a usinagem e caldeiraria… Acompanhe a leitura e entenda mais sobre o que é o porta eletrodo.

Porta eletrodo

Se você acompanha este blog já sabe que o trabalho de soldador é preciso e artístico, é uma obra prima da engenharia, bem no estilo da Precismec.

Pois é. Para o trabalho do soldador funcionar bem ele precisa de um dispositivo chamado de Porta Eletrodo – disso você, se não é soldador e nem é do ramo, não sabia, né?

O Porta Eletrodo serve para dar segurança à solda, permitindo a correta fixação e isolamento dos cabos para que os riscos de choque do colaborador que solda sejam minimizados. Ele evitará, por exemplo, que o eletrodo venha a se soltar durante a soldagem, e ele é necessário para a solda!

Esse equipamento precisa ser isolante térmico, elétrico e ter boa ergonomia para que o soldador possa executar o serviço com praticidade e segurança.

Um último segredo: esse equipamento são como computadores, quanto menores, melhores. O porta eletrodo deve ser pequeno, porque o peso sempre é um fator negativo no trabalho do soldador, que deve estar sempre o mais leve possível, com ferramental também leve, porque o equipamento que carrega já pesa o suficiente para fazer até quem se considera forte, ficar cansado no fim do dia….

Gostou desse texto? Entendeu o que é o porta eletrodo? Continue seguindo nosso blog

Leia também

Impelidores e onde comprar

Impelidores e onde comprar

Vamos parar de confusão! Não dá pra embaralhar os termos “impelidor”,  “misturador” e “agitador” no mundo da...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!