O que é o processo de Galvanização?

16/03/2021

Na usinagem, que cria e mantém peças industriais, todo o trabalho de corte, moldagem e construção da peça envolve materiais sólidos pesados, geralmente metais.
              No entanto, ao trabalhar uma peça de metal, não se vai somente cortá-la ou fresá-la, torneá-la ou retirar-lhe as aparas. Muitas vezes para o acabamento da peça é necessário tratar sua superfície, adensando-a, otimizando sua aparência. É uma espécie de “acabamento”, quase uma “pintura” (grosso modo).
              Uma das formas de dar acabamento a esta peça é a galvanização. Nela, há um processo de revestimento de um metal por outro mais nobre com o objetivo de evitar a corrosão ou aprimorar sua aparência. A galvanização mais comum é a cobertura do metal principal da peça por zinco, o que “espelha” a superfície do material metálico principal. Este processo pode se dar através da imersão da peça em zinco eletrolisado. A eletricidade fará uma substância metálica interagir com outra, criando o efeito buscado na peça.
              Mas há outros processos de galvanização. O Zinco também não será, obrigatoriamente, o material da cobertura. A galvanização poderá ocorrer com outros metais: Cobre, Níquel, Latão, Ouro, Bronze, Cromo, dentre vários. O processo de galvanização poderá ser a “frio”, mediante a eletrólise (já falamos dela neste blog), ou incandescente, quando o objeto é submetido à altas temperaturas para ser “galvanizado”.
              Há aqui uma confusão. Cuidado. Se diz muito na indústria que o metal foi “zincado”. Na verdade, ele foi galvanizado com zinco via eletrólise, que é apenas uma das modalidades de galvanização.

Continue seguindo nosso blog e fique por dentro de assuntos relacionados à usinagem!

Leia também

Trocadores de calor industriais

Trocadores de calor industriais

Desde a pré história o homem se preocupou em trocar calor, criando dispositivos então rudimentares que permitiam o...

Teste de cargas para geradores

Teste de cargas para geradores

Quando se fala em teste de carga, tenha em mente que pode ser de dois tipos: teste de carga de obra e teste de carga...

Fabricação de calhas

Fabricação de calhas

Pode até soar estranho, mas a fabricação de calhas também é um ramo da usinagem, e envolve caldeiraria leve (as vezes...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe!