O que é o processo de usinagem ?

11/08/2021

A usinagem é um processo que vai desde a fabricação de peças para indústria, expertise aqui da Precismec, até a cópia de uma chave, por exemplo.

A obtenção de peças usinadas em série e por um custo baixo é uma das finalidades da usinagem de peças, além da criação de qualquer tipo de objeto a partir de um bloco sólido de matéria-prima. 

Siga com a leitura e entenda um pouco mais sobre o que é o processo de usinagem:

Processo de Usinagem

Compreendem todos os processos de fabricação onde ocorre remoção de material sob a forma de cavaco. A retirada de material acontece pela interferência entre a ferramenta de usinagem e a peça.

As ferramentas utilizadas nestes processos são constituídas de material cujo dureza e resistência é muito superior a do material da peça que está sendo usinada. As aparas retiradas pelas ferramentas caracterizam-se por sua forma irregular e são conhecidas como cavaco.

Operações industriais de usinagem conferem a uma peça forma, dimensões, acabamento superficial ou até mesmo a combinação de mais de uma dessas opções.

Usinagem: onde esse processo está presente?

Existem vários serviços de usinagem, como:

·         Aplainamento:

O aplainamento consiste em obter superfícies planas, em posição horizontal, vertical ou inclinada. 

As operações de aplainamento são realizadas com o emprego de ferramentas que têm apenas uma aresta cortante que retira o sobremetal com movimento linear. É uma operação de desbaste.

·         Torneamento:

Este processo baseia-se no movimento da peça em torno de seu próprio eixo.

É uma operação de usinagem, que permite trabalhar peças cilíndricas movidas por um movimento uniforme de rotação em torno de um eixo fixo.

·         Fresamento (ou fresagem):

Fresamento é um processo de usinagem para criar engrenagens, estriados e coroa de comando, usando uma máquina de fresa caracol, que é um tipo especial de Fresa. 

Os dentes ou estriados ou filetes são cortados progressivamente na peça por uma série de cortes feita por uma ferramenta de corte chamada de Caracol.

·         Furação:

A Furação é a operação de usinagem que tem por objetivo abrir, alargar ou acabar furos em peças. 

Os furos podem ser produzidos em dimensões que variam desde poucos milímetros até vários centímetros de diâmetro.

·         Brochamento:

Brochamento consiste em remover material da superfície de uma peça, de forma progressiva, pela ação ordenada dos fios de corte, dispostos em série, de ferramentas multicortantes.    

Essas ferramentas, que se deslocam segundo uma trajetória retilínea, chamam-se brochas, e a máquina que realiza a operação é a brochadeira ou brochadora. A brocha é feita de aço, provida de dentes, formando uma série de elementos cortantes, para trabalhar diversos tipos de materiais.

·         Eletroerosão:

A eletroerosão é um processo de usinagem especial, em que o desbaste de material não é obtido pelo contato mecânico entre uma ferramenta de corte e a peça de trabalho, mas pela ação de descargas de capacitores elétricos. 

Essas descargas são dadas em diversos pontos de um eletrodo e progressivamente formam uma cavidade idêntica a ele; porém, de forma negativa. 

Geralmente, as ferramentas utilizadas (eletrodos) são de materiais condutores como cobre ou grafite, usinados no formato desejado.

Qual a matéria-prima da usinagem?

No serviço de usinagem, as peças podem ser produzidas em:  

  • Ferro Fundido;
  • Aço Inox;
  • Bronze;
  • Cobre;
  • Plástico;
  • Latão;
  • Alumínio.

Gostou desse texto? Continue seguindo nosso blog

Leia também

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!