O que é o roscamento

20/10/2020

Já falamos por aqui que a usinagem é uma área tão precisa que se aproxima muito da arte. É uma tecnologia e uma ciência que muitos acham que conhecem, mas pouquíssimas pessoas fora do ramo de engenharia industrial de fato dominam seus conceitos, e um deles é o roscamento.

Você sabe o que ele é? Já ouviu falar desse conceito?

Roscamento, o que é?

O roscamento ou “rosqueamento” é um procedimento mecânico que busca obter filetes de rosca; sim, a usinagem industrial também produz roscas.

Como se faz isso? Através da abertura de sulcos helicoidais de passo uniforme, em superfícies cilíndricas ou cônicas de revolução. A rosca é uma saliência cíclica de inclinação constante, fomentada através de cortes infinitesimais, helicoidais e super precisos em superfícies cilíndricas.

A usinagem submete um material bruto à ação de uma máquina e/ou ferramenta, para ser trabalhado. Existem vários processos de usinagem, todos dedicados à construção ou reparo de peças através de procedimentos e cortes precisos – uma tradição na Precismec, uma empresa com quase quarenta anos de credibilidade neste concorrido mercado.

Pronto, agora que você sabe o que é roscamento, sabe muito mais sobre usinagem. Por aqui tratamos de matérias ligadas à usinagem, porque esse é (também) o nosso negócio, há mais de 38 anos.

Conheça mais sobre a Precismec, clicando aqui.

Leia também

O que é um equipamento rotativo

O que é um equipamento rotativo

Você sabe o que é um equipamento rotativo? Eles são hidráulicos por excelência, e você pode conhece-los pelo nome de...

O que é escareamento?

O que é escareamento?

A usinagem cria e transforma peças industriais através, dentre outras técnicas, da caldeiraria, que é o corte de...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!