O que é o roscamento

20/10/2020

Já falamos por aqui que a usinagem é uma área tão precisa que se aproxima muito da arte. É uma tecnologia e uma ciência que muitos acham que conhecem, mas pouquíssimas pessoas fora do ramo de engenharia industrial de fato dominam seus conceitos, e um deles é o roscamento.

Você sabe o que ele é? Já ouviu falar desse conceito?

Roscamento, o que é?

O roscamento ou “rosqueamento” é um procedimento mecânico que busca obter filetes de rosca; sim, a usinagem industrial também produz roscas.

Como se faz isso? Através da abertura de sulcos helicoidais de passo uniforme, em superfícies cilíndricas ou cônicas de revolução. A rosca é uma saliência cíclica de inclinação constante, fomentada através de cortes infinitesimais, helicoidais e super precisos em superfícies cilíndricas.

A usinagem submete um material bruto à ação de uma máquina e/ou ferramenta, para ser trabalhado. Existem vários processos de usinagem, todos dedicados à construção ou reparo de peças através de procedimentos e cortes precisos – uma tradição na Precismec, uma empresa com quase quarenta anos de credibilidade neste concorrido mercado.

Pronto, agora que você sabe o que é roscamento, sabe muito mais sobre usinagem. Por aqui tratamos de matérias ligadas à usinagem, porque esse é (também) o nosso negócio, há mais de 38 anos.

Conheça mais sobre a Precismec, clicando aqui.

Leia também

Trocadores de calor industriais

Trocadores de calor industriais

Desde a pré história o homem se preocupou em trocar calor, criando dispositivos então rudimentares que permitiam o...

Teste de cargas para geradores

Teste de cargas para geradores

Quando se fala em teste de carga, tenha em mente que pode ser de dois tipos: teste de carga de obra e teste de carga...

Fabricação de calhas

Fabricação de calhas

Pode até soar estranho, mas a fabricação de calhas também é um ramo da usinagem, e envolve caldeiraria leve (as vezes...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe!