O que é o sistema de exaustão industrial ?

26/01/2022

Um exaustor industrial é um mecanismo que retira o ar viciado ou malcheiroso de um compartimento através de energia elétrica. Ele será industrial quando possua alta vazão para a retirada de ar quente, poeira e elementos contaminantes de um ambiente de produção industrial. Isso permitirá não somente a higienização do local, mas seu conforto térmico.Acompanhe a leitura e entenda um pouco mais o que é o sistema de exaustão industrial…

Tipos de exaustores

Os exaustores se dividem em axiais, centrífugos e eólicos. Os exaustores axiais possuem hélice com 09 pás e uma inclinação que permite que o giro da hélice seja responsável pela exaustão do ar. Ele poderá ou não possuir “damper”, que é um dispositivo que protege o ambiente de poeira, uma espécie de filtro. Já os centrífugos possuem a forma de caracol e será  a energia gerada de sua rotação que permitirá a exaustão de ar e poeira do local purificado, a denominada “exaustão localizada”. Os exaustores eólicos, por sua vez, são os mais ecologicamente limpos porque não se utilizam de energia elétrica, mas sim de vento que passa por seu interior. No entanto, não conseguem gerar muita pressão e, por isto, não se adequam bem à exaustão em ambientes maiores.

Os sistemas de exaustão industrial são muito utilizados na indústria em geral e se posicionam nos telhados e laterais dos galpões das respectivas plantas industriais. É usual que existam em compartimentos fechados das indústrias, onde é preciso renovar e purificar o ar até por motivos de saúde e limpeza. Eles também protegem do vapor, da umidade e do mofo, além de purificar odores. Os mais modernos são seguros e silenciosos.

Os equipamentos que compõem este sistema industrial removem o ar contaminado e mais leve, porque quente, e que portanto se localiza na região mais alta do ambiente respectivo. Através de dutos ou janelas, o ar será retirado do  compartimento. Eles são bastante utilizados ao redor de fornos industriais, estufas e caldeiras. O pó e a fumaça dissipadas por estes dispositivos serão retiradas pela exaustão do sistema.

Os sistemas mais comuns de exaustão são os com insufladores de conforto térmico, com a ventilação otimizada para a renovação do ar e que leva em conta sua temperatura, umidade relativa e as fontes de emissão de calor, além da velocidade do ar. Há também o sistema de exaustão com captação localizada, que visa o incremento do bem estar e da saúde dos colaboradores que trabalham dentro do ambiente industrial. Ele capta poluentes e contaminantes antes que se dispersam e sejam respirados pelos trabalhadores que exercitem suas funções profissionais no local a ser descontaminado.

Gostou desse texto? Conseguiu entender o que é o sistema de exaustão industrial ? Continue seguindo nosso blog e fique por dentro!

Leia também

Misturadores Industriais

Misturadores Industriais

O termo misturador é bem comum, mas muito abrangente.... É preciso entender que na construção civil o termo...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe!