O que é o torno CNC?

18/10/2022

Na usinagem, existem muitos processos e peças fundamentais para se obter um resultado eficiente do produto final. E é visando esses diferentes tipos de trabalho, que o Torno CNC se faz necessário, a fim de otimizar o tempo e tornar algumas etapas possíveis. Siga com a leitura e entenda o que é o torno CNC?

Antes de aprender melhor o que é um torno do tipo CNC, precisamos entender mais sobre o torno mecânico, que é um dos equipamentos utilizados durante os processos de produção e acabamento de peças, como eixos, cones, pinos, esferas, etc.

O principal objetivo da máquina é desenvolver o movimento de rotação precisa e eficiente, com uma ferramenta cortante.

Sendo assim, o torno permite que o corte seja feito de forma contínua e regular, realizando a remoção do cavaco, chegando no resultado final desejado, com características e dimensões que sigam um modelo pré-estabelecido.

A principal diferença entre o torno mecânico e o torno CNC está na automatização dos processos, uma vez que o equipamento CNC usa projetos de corte computadorizado para dar total precisão durante o seu trabalho.

Vantagens das máquinas CNC

Rapidez e Produtividade

A agilidade na preparação do equipamento torna o processo mais fácil, aumentando a produção e reduzindo tempo de máquina parada. Além da produtividade superior em relação ao torno mecânico. O torno CNC também é mais flexível e confortável para o operador.

Possibilidade de trabalhar em diferentes projetos

O Torno CNC é facilmente adaptado para os mais diversos projetos que a indústria necessite, devido aos parâmetros de corte otimizados e produtividade característica. Tornando-se um equipamento de grande importância no parque fabril de qualquer empresa.

Fácil e rápida alteração do programa CNC

O operador pode corrigir as medidas durante o processo. Assim como qualquer produção, no início do projeto é necessário que o operador acerte os parâmetros, para que a peça saia conforme a necessidade do produto final. Essa facilidade possibilita uma resposta rápida e melhora o processo produtivo de torneamento.

Produtividade

Devido a superioridade eletrônica e mecânica dos tornos CNC, a produtividade é evidente. Os tornos CNC possuem altas rotações do fuso principal e altas velocidade de avanço rápido. Além da aplicação de ferramentas de corte de alto rendimento.

Pouca necessidade de manutenção mecânica

Como os acionamentos do torno CNC são feitos através de spindle-motor e servomotores de alto rendimento​, fica dispensado o uso de caixas de câmbio, trens de engrenagens, embreagens.

Gostou de saber mais sobre o que é o torno CNC ? Continue seguindo nosso blog

Leia também

O fluxo de solda

O fluxo de solda

Fluxo de solda ou fluxo de soldagem como também pode ser chamado, é um material utilizado no processo de soldagem para...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!