O que é pipe shop?

15/03/2023

Os termos em inglês estão cada vez mais comuns na engenharia, principalmente quando voltada à produção industrial. É o caso aqui! O Pipe Shop pode ser facilmente definido como “metalúrgica de canteiro de obras”, mas o mercado acabou aceitando melhor o nome em inglês. Siga com a leitura e entenda melhor o que é pipe shop?

De qualquer forma, como o nome já diz, o Pipe Shop nada mais é do que um canteiro do canteiro de obras, destinado à instalação metalúrgica de estruturas metálicas, suportes e tubulações, dentre outras funções importantes. É uma oficina que funciona e paralelo à atividade principal da construção dentro do canteiro. Nesta oficina são cortados, soldados e conectados tubos metálicos, conexões e demais componentes.

O objetivo desta atividade paralela é tornar mais “limpa” a produção metalúrgica, livrando-a da atividade de construção em alvenaria e em andaimes, mais pesada e “suja”, potencializando a eficiência da produção e minimizando custos e tempo.

É fundamental que o Pipe Shop seja próximo do empreendimento principal justamente para que ocorra esta economia de tempo e dinheiro. As vantagens obtidas diante desta proximidade, podem ser evitadas atividades outras que, aí sim, se tornariam desnecessárias: soldagens em campo, montagem fora de ambientes controlados e falta de precisão e controle de qualidade – atividades estratégicas centralizadas no Pipe Shop!

Ainda tem dúvida sobre o assunto? Entre em contato , clicando aqui.

Leia também

Usinagem de Ferro Fundido

Usinagem de Ferro Fundido

A usinagem de ferro fundido é um processo crucial para a fabricação de componentes metálicos, amplamente utilizado nas...

Peças feitas pela caldeiraria

Peças feitas pela caldeiraria

A caldeiraria é um ramo da metalurgia que se concentra na produção de peças de metal, geralmente em grandes dimensões,...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!