O que é um equipamento rotativo

01/12/2020

Você sabe o que é um equipamento rotativo? Eles são hidráulicos por excelência, e você pode conhece-los pelo nome de “bombas”.

O equipamento industrial sempre estará construindo alguma peça ou produzindo energia, ou transportando e armazenando material – não há outra espécie de equipamento no ramo industrial, acreditem. A fabricação destas peças industriais é fabricada por meio da usinagem.

O que de fato é um equipamento rotativo

Pois bem, as bombas, ou equipamentos rotativos hidráulicos, ou máquinas operatrizes hidráulicas, se você quiser falar tecnicamente, transportam e entregam energia e matéria líquida através da água. A força motriz gerada pelo equipamento rotativo irá movimentar o material através de abaixamento, levantamento, fechamento e abertura interna de eclusas, tudo através do movimento gerado pelo deslocamento de material líquido.

O segredo desta movimentação subaquática tem um nome: pressurização. A pressão interna no ambiente submerso é equilibrada para facilitar a movimentação mecânica interna que vai gerar a energia – e é a bomba hidráulica, o equipamento rotativo mais conhecido, que irá facilitar este processo.

Esse equipamento é muito usado nas indústrias de robótica, no setor automobilístico e de celulosa, mas também no setor farmacêutico, onde atua em linhas de produção, permitindo o transporte milimétrico de insumos. Sim, a movimentação rotativa gerada pelo equipamento pode ser cirúrgica, através de osciladores de palheta, pinhão e cremalheira, e entregar um resultado preciso e rebuscado.

Ficou claro o que é um equipamento rotativo? Qualquer dúvida deixe um comentário. Lembrando que a Precismec tem mais de 30 anos de experiência em caldeiraria e usinagem…

Entre em contato pelo nosso site.

Leia também

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!