O que é um Mancal?

28/01/2021

Falou em mancal, falou em eixos: ele será o responsável por impedir que o eixo de uma máquina, submetido a fadiga e intempéries do tempo, se desgaste e perca em eficiência e diminua sua vida útil.

O mancal é uma peça de transmissão mecânica fixa que suporta cargas do eixo enquanto ele (o eixo) gira. Ele funciona como um fusível, que impede o curto circuito. Com o mancal é mais ou menos isso: quebra ele, mas não quebra o eixo, entendeu?

Esta importante peça suporta cargas dinâmicas, ou seja, peso em movimento. A escolha do mancal, do material e formato, dependerá desta carga e do atrito gerado com a rotação do eixo, tudo para impedir que o funcionamento se frustre ou que a máquina principal apresente falhas e pare de funcionar com a exatidão necessária à atividade industrial.

O mancal, além de impedir a fadiga de materiais do eixo a que se encontra acoplado, também impedirá a propagação de trincas e a ressonância, que é o aumento da amplitude do giro do eixo deflagrada por algum desajuste do seu funcionamento.

Gostou desse texto? Conseguiu entender o que é um mancal? Continue seguindo nosso blog.

Leia também

Trocadores de calor industriais

Trocadores de calor industriais

Desde a pré história o homem se preocupou em trocar calor, criando dispositivos então rudimentares que permitiam o...

Teste de cargas para geradores

Teste de cargas para geradores

Quando se fala em teste de carga, tenha em mente que pode ser de dois tipos: teste de carga de obra e teste de carga...

Fabricação de calhas

Fabricação de calhas

Pode até soar estranho, mas a fabricação de calhas também é um ramo da usinagem, e envolve caldeiraria leve (as vezes...

1 Comentário

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe!